ENSINO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O DESAFIO AINDA CONTINUA?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580061Resumo
Este trabalho trata sobre o ensino da modalidade oral da língua no Ensino Fundamental II e teve como objetivo geral analisar qual é o espaço para o ensino dos gêneros orais nas aulas de língua portuguesa e, como objetivos específicos: i) analisar como as propostas curriculares e documentos do MEC orientam o trabalho com a oralidade; ii) analisar em que medida a formação continuada contribui para o trabalho com gêneros orais nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental; iii) analisar como os livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais adotados em uma rede de ensino municipal tratam o ensino dos gêneros orais. Para tanto, o aporte teórico apresentou conceitos relacionados à oralidade e letramento embasado em Geraldi (2000) e Kleiman (2005). Esta pesquisa é um estudo bibliográfico (André, 2006) e os procedimentos metodológicos para geração de dados foram análises de documentos, pautas de formação continuada e propostas de trabalho nos livros didáticos. Os resultados mostraram que ainda é incipiente o trabalho com a modalidade oral da língua nas aulas de língua portuguesa.
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Referências
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