ENSINO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O DESAFIO AINDA CONTINUA?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580061Abstract
Este trabalho trata sobre o ensino da modalidade oral da língua no Ensino Fundamental II e teve como objetivo geral analisar qual é o espaço para o ensino dos gêneros orais nas aulas de língua portuguesa e, como objetivos específicos: i) analisar como as propostas curriculares e documentos do MEC orientam o trabalho com a oralidade; ii) analisar em que medida a formação continuada contribui para o trabalho com gêneros orais nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental; iii) analisar como os livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais adotados em uma rede de ensino municipal tratam o ensino dos gêneros orais. Para tanto, o aporte teórico apresentou conceitos relacionados à oralidade e letramento embasado em Geraldi (2000) e Kleiman (2005). Esta pesquisa é um estudo bibliográfico (André, 2006) e os procedimentos metodológicos para geração de dados foram análises de documentos, pautas de formação continuada e propostas de trabalho nos livros didáticos. Os resultados mostraram que ainda é incipiente o trabalho com a modalidade oral da língua nas aulas de língua portuguesa.
Downloads
References
ANDRÉ, M.E.D.A. Dez anos de pesquisas sobre formação de professores. In: BARBOSA, R.L.L. (Org.). Formação de Educadores: artes e técnicas, ciências políticas. São Paulo: UNESP, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livrodidatico/2349-guia-pnld-2011 acesso em 12 mar. 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2024: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2024_objeto1_obras_didaticas/inicio.
FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Educação Fundamental. Proposta Curricular/Prefeitura Municipal de Florianópolis. Florianópolis: Prelo, 2008.
FLORIANÓPOLIS. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - 2016. Organizado por Claudia Cristina Zanela e Ana Regina Ferreira de Barcelos e Rosângela Machado – Florianópolis: Prefeitura de Florianópolis. Secretaria de Educação, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Culturas orais em sociedades letradas. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, Dezembro, 2000.
GOLBERT, Clarissa S. A evolução psicolinguística e suas implicações na alfabetização: teoria-avaliação-reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
KLEIMAN, Ângela. Letramento nos anos iniciais fascículo 1.Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Brasil – CEFIEL, 2005.
NAIME-MUZA, Maria Letícia. O trabalho da oralidade nas escolas municipais de Florianópolis, da teoria da grande divisa aos PCNs : o desafio ainda continua. Dissertação de Mestrado. Orientador Prof. Marcos Baltar. Florianópolis/SC: UFSC, 2014.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.