A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580079
Palavras-chave: Ensino de língua(gens). Didatização. Gêneros orais.

Resumo

O estudo investigou como os gêneros orais são trabalhados no ensino de Língua Portuguesa e como são apresentados nos materiais didáticos adotados pelas escolas públicas da Paraíba, a fim de refletir a relevância de sua didatização nas aulas de língua(gens), buscando levar os discentes à compreensão das suas características e funções sociais. Para tanto, objetivou demonstrar a oralidade como parte integrante do funcionamento da língua(gem) e do ensino, enquanto elemento indispensável e constituinte de cidadãos capazes de expressar-se adequadamente em qualquer situação comunicativa. O estudo se fundamentou em documentos oficiais (Brasil, 1998; 2018) e em pesquisadores como Marcuschi (2005; 2007; 2010), Antunes (2003), entre outros. Pautado em uma abordagem qualitativa, analisou um corpus constituído através da observação de aulas, da aplicação de questionário e dos livros didáticos utilizados pelos colaboradores da pesquisa. O trabalho viabilizou a abertura de um espaço para discutir a didatização dos gêneros orais, bem como sua ausência na escola, o que denuncia uma formação e um agir docente deficitários. Os resultados demonstraram que os livros didáticos examinados apresentam uma abordagem superficial, e os professores, indícios de uma formação inicial limitada, fato que dificulta a realização de um trabalho com gêneros orais mais elaborado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Jaqueline de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO - CNPq - UEPB).

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística.  Professor da Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidades da Universidade Estadual da Paraíba.  Líder do grupo de pesquisa - Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPQ-UEPB).

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. SP: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

DELMANTO, D., CARVALHO, L. B. Português: conexão e uso, 9º ano: ensino fundamental, anos finais, 1ª edição, São Paulo: Saraiva, 2018.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (org.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MARCURSHI, L. A., DIONISIO, A. P. Fala e escrita. BH: Autêntica, 2007. 208 p.

MARCURSHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. Ed, -São Paulo: Cortez, 2010.

ORMUNDO, W., SINISCALCHI, Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: 9º ano: ensino fundamental, anos finais, 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2022.

RODRIGUES, L. P. Cultura clássica, cultura vulgar: considerações acerca do ideal de autor, leitor e leitura. In: Revista Sociopoética: Campina Grande-PB: ADUEP, 2009, ISSN 1980 7856 – V. 1, N. 3, pp. 1-16.

RODRIGUES, L. P.; DANTAS, M. A. C. Os Gêneros orais e ensino: entre o dito e o prescrito. Linha D’Água (Online), São Paulo, v. 28, n. 2, dez 2015.

RODRIGUES, L. P. O oral e o escrito em práticas e eventos de letramento. In: NORONHA, C. A.; SÁ JR, L. A. Escola, ensino e linguagens. Natal: EDUFRN, 2017.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

DE LIMA, C. J.; PEREIRA RODRIGUES, L. A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 44–66, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580079. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3633. Acesso em: 8 jan. 2025.

Seção

Dossiê