ORALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580038
Palavras-chave: Oralidade, Ensino de línguas

Resumo

Nos últimos anos, os estudos sobre oralidade têm se diversificado, apresentando abordagens inovadoras e práticas pedagógicas que destacam sua relevância no ambiente escolar. Um exemplo disso é a criação do eixo "Oralidade" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). Contudo, como afirmam Leal, Brandão e Lima (2012, p. 19), "conceber a oralidade como um eixo autônomo de ensino não elimina a possibilidade de enxergarmos suas relações com os outros eixos do trabalho com a língua". Reunindo contribuições de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Agreste Pernambucano, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, entre outras, o presente dossiê, intitulado Oralidade na Perspectiva do Ensino de Línguas, propõe reflexões e discussões sobre o papel da oralidade no ensino linguístico, explorando suas múltiplas dimensões teóricas e práticas. Estruturado em cinco seções temáticas que abrangem desde fundamentos teóricos até estudos empíricos e relatos de experiência, promove um diálogo interdisciplinar e abrangente sobre a temática levantada.

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Referências

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Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

MESQUITA NETO, J. R. de; CANAN, A. G. .; LLOPIS, M. . ORALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 01–04, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580038. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6208. Acesso em: 5 jan. 2025.

Seção

Apresentação