MULTILETRAMENTOS PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS

ESTUDO DO TWEET MINICONTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14053227
Palavras-chave: Estudos da Linguagem, Multiletramentos, Gêneros do Discurso, Tweets, Miniconto

Resumo

Este estudo propõe-se a compreender em que medida os tweets minicontos, como textos-enunciados de gênero discursivo, são delineados em sua natureza constitutiva e orgânica, no âmbito dos multiletramentos para as práticas sociais, em contexto multissemiótico e multimodal. Subsidia-se a análise da rede social e de serviço de microblog Twitter, nos escritos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada - LA (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019) e dos multiletramentos (Kleiman, 2010; Rojo, 2019). A pesquisa se justifica pela importância de os letramentos digitais auxiliarem na compreensão e na construção de significados e na produção de sentidos a partir desses enunciados. A metodologia é teórica, com pesquisa bibliográfica e documental, além de abordagem qualitativo-interpretativista e fins explicativos. Os resultados revelam a versatilidade dos tweets minicontos em abordar temas políticos, históricos e sociais, engajando os leitores e promovendo reflexões sobre os letramentos digitais e o desenvolvimento das capacidades leitoras na sociedade atual.

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Biografia do Autor

Iara Maria Adriano, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Letras - Português - Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza/PR (2018-2023). Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade UNINA. Acadêmica de Pedagogia pela Faculdade UNINA. Integrante do Projeto Interinstitucional de Pesquisa Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA e do Projeto de Pesquisa Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação.

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos(PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC.

Pamela Tais Clein Capelin, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR, Brasil. Bolsista Capes.

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Publicado em

7 de novembro de 2024

Como Citar

ADRIANO, I. M.; KRAEMER, M. .; CAPELIN, P. MULTILETRAMENTOS PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS: ESTUDO DO TWEET MINICONTO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 2, p. 222–236, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14053227. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2535. Acesso em: 18 dez. 2024.

Seção

Dossiê