ROMPENDO O SILÊNCIO:A INCLUSÃO COMO MEIO DE TORNAR VISÍVEL O INVISÍVEL
Resumo
O trabalho trata do projeto de extensão “Rompendo o silêncio: A inclusão como meio de tornar visível o invisível”, voltado para inclusão do aluno com deficiência no Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande. Foram
pensadas ações pedagógicas em educação voltadas para os estudantes com deficiência na educação superior, que são necessárias para o processo de inclusão dessa população na instituição. É sabido que só garantia do acesso as instituições de educação superior não são suficientes, faz-se necessário a promoção da sua permanência com o oferecimento de ações que ofereçam meios necessários ao desenvolvimento da aprendizagem e da sua formação individual e de cidadão. Por isso é importante que nesse processo ofereça formação para os professores, alunos e servidores, no intuito de promover o direito de ir e vir e de se comunicar na instituição de forma ampla, rompendo as barreiras atitudinais, pedagógicas e de comunicação. Essas ações foram realizadas por meio de oferecimento de cursos de LIBRAS e de oficinas de Braille, além do acompanhamento pedagógico e psicológicos dos alunos
com deficiência ingressantes.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Categorias
Licença
© 2023 Danilson Pinheiro de França, Lucas de Lima Cesar, Diego da Silva, Francisca Ivaneide do Nascimento Saraiva, Thalia Maria de Sousa, Talita Felix de Lacerda, Leila Diniz Santos, Lucas Natannael Bernardo de Lima, Rian Vieira de Melo Carneiro Pontes, Janái Érica Santos da Silva, Natália Diniz Silva, Nozângela Maria Rolim Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.