ROMPENDO O SILÊNCIO:A INCLUSÃO COMO MEIO DE TORNAR VISÍVEL O INVISÍVEL

Autores/as

  • Danilson Pinheiro de França Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Lucas de Lima Cesar Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Diego da Silva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Francisca Ivaneide do Nascimento Saraiva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Thalia Maria de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Talita Felix de Lacerda Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Leila Diniz Santos Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Lucas Natannael Bernardo de Lima Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Rian Vieira de Melo Carneiro Pontes Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Janái Érica Santos da Silva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Natália Diniz Silva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Nozângela Maria Rolim Dantas Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Palabras clave:

Inclusão, Educação Superior, Barreiras

Resumen

O trabalho trata do projeto de extensão “Rompendo o silêncio: A inclusão como meio de tornar visível o invisível”, voltado para inclusão do aluno com deficiência no Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande. Foram
pensadas ações pedagógicas em educação voltadas para os estudantes com deficiência na educação superior, que são necessárias para o processo de inclusão dessa população na instituição. É sabido que só garantia do acesso as instituições de educação superior não são suficientes, faz-se necessário a promoção da sua permanência com o oferecimento de ações que ofereçam meios necessários ao desenvolvimento da aprendizagem e da sua formação individual e de cidadão. Por isso é importante que nesse processo ofereça formação para os professores, alunos e servidores, no intuito de promover o direito de ir e vir e de se comunicar na instituição de forma ampla, rompendo as barreiras atitudinais, pedagógicas e de comunicação. Essas ações foram realizadas por meio de oferecimento de cursos de LIBRAS e de oficinas de Braille, além do acompanhamento pedagógico e psicológicos dos alunos
com deficiência ingressantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

FRANÇA, Danilson Pinheiro de et al. ROMPENDO O SILÊNCIO:A INCLUSÃO COMO MEIO DE TORNAR VISÍVEL O INVISÍVEL . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/499. Acesso em: 6 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.