OS VÍNCULOS AFETIVOS E DIÁLOGOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI DURANTE A PANDEMIA
Resumo
O projeto foi realizado com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, da UAED/UFCG, a colaboração de professores e Coordenação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil-UAEI, no município de Campina Grande, contemplando 90 crianças, entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, bem como suas famílias. O objetivo foi de favorecer a construção e manutenção de vínculos afetivos entre professores, crianças e famílias da Instituição durante a quarentena, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças e garantir o acesso ao processo de construção de conhecimento, por meio de diferentes linguagens e recursos, possibilitando, assim, o diálogo entre a comunidade escolar. A proposta está fundamentada na abordagem sóciohistórica (VYGOTSKY, 2001; VYGOTSKY; LURIA; LEONTIEV, 2010) e em documentos oficiais que orientam a Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNCC, 2017). Durante o semestre, a equipe realizou regularmente encontros remotos com crianças e famílias, lançou um E-book de receitas afetivas, enviou periodicamente literatura infantil para as crianças, promoveu uma semana de propostas lúdicas na Unidade, organizou oficinas e orientou as famílias sobre rotinas e vivências em casa. Constatamos que as ações efetivadas propiciaram a manutenção dos vínculos entre as crianças, suas famílias e a Unidade, minimizaram as inquietações e ansiedade dos familiares e possibilitaram o desenvolvimento das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Lívia Chaves Nascimento, Ana Catarina da Silva Trindade Frazão, Simone Patrícia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.