DIÁLOGOS E CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O projeto foi realizado com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, da UAED/UFCG, e a colaboração da Equipe de professores e pedagoga da Unidade Acadêmica de Educação Infantil-UAEI/UFCG, no município de Campina Grande, contemplando, aproximadamente, 116 crianças matriculadas na UAEI e suas famílias. O objetivo foi de favorecer a construção e manutenção de vínculos entre professores, crianças e famílias da UAEI durante a quarentena, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças e garantir o acesso ao processo de construção de conhecimento, por meio de diferentes linguagens e recursos, possibilitando, dessa forma, o diálogo entre a escola, as crianças e suas famílias. Para tanto, ancoramos as propostas na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica (BOCK, GONÇALVES, FURTADO, 2001) e nos documentos oficiais que orientam a Educação Infantil. Durante o semestre, a equipe desenvolveu vídeos com propostas lúdicas; construiu três e-books com rotinas e brincadeiras para as crianças e orientações para as famílias; enviou literatura infantil; realizou encontros semanais; promoveu um drive-thru, a fim de distribuir máscaras e manter as relações afetivas das crianças com as docentes e a instituição. Verificamos que todas as ações executadas, pautadas na criança como protagonista, contribuíram para fortalecimento dos vínculos, diminuição da ansiedade das famílias e desenvolvimento integral dos pequenos.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Beatriz Guedes de Carvalho, Natália Silva de Andrade, Marystaine Cardoso Espíndula, Simone Patrícia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.