OS VÍNCULOS AFETIVOS E DIÁLOGOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Lívia Chaves Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Catarina da Silva Trindade Frazão Universidade Federal de Campina Grande
  • Simone Patrícia da Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Criança, Educação Infantil, Família, Vínculos afetivos

Resumo

O projeto foi realizado com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, da UAED/UFCG, a colaboração de professores e Coordenação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil-UAEI, no município de Campina Grande, contemplando 90 crianças, entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, bem como suas famílias. O objetivo foi de favorecer a construção e manutenção de vínculos afetivos entre professores, crianças e famílias da Instituição durante a quarentena, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças e garantir o acesso ao processo de construção de conhecimento, por meio de diferentes linguagens e recursos, possibilitando, assim, o diálogo entre a comunidade escolar. A proposta está fundamentada na abordagem sóciohistórica (VYGOTSKY, 2001; VYGOTSKY; LURIA; LEONTIEV, 2010) e em documentos oficiais que orientam a Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNCC, 2017). Durante o semestre, a equipe realizou regularmente encontros remotos com crianças e famílias, lançou um E-book de receitas afetivas, enviou periodicamente literatura infantil para as crianças, promoveu uma semana de propostas lúdicas na Unidade, organizou oficinas e orientou as famílias sobre rotinas e vivências em casa. Constatamos que as ações efetivadas propiciaram a manutenção dos vínculos entre as crianças, suas famílias e a Unidade, minimizaram as inquietações e ansiedade dos familiares e possibilitaram o desenvolvimento das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

7 de julho de 2022

Como Citar

NASCIMENTO, L. C. .; DA SILVA TRINDADE FRAZÃO, A. C.; DA SILVA, S. P. OS VÍNCULOS AFETIVOS E DIÁLOGOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI DURANTE A PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/178. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)