OS VÍNCULOS AFETIVOS E DIÁLOGOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI DURANTE A PANDEMIA
Abstract
O projeto foi realizado com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, da UAED/UFCG, a colaboração de professores e Coordenação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil-UAEI, no município de Campina Grande, contemplando 90 crianças, entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, bem como suas famílias. O objetivo foi de favorecer a construção e manutenção de vínculos afetivos entre professores, crianças e famílias da Instituição durante a quarentena, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças e garantir o acesso ao processo de construção de conhecimento, por meio de diferentes linguagens e recursos, possibilitando, assim, o diálogo entre a comunidade escolar. A proposta está fundamentada na abordagem sóciohistórica (VYGOTSKY, 2001; VYGOTSKY; LURIA; LEONTIEV, 2010) e em documentos oficiais que orientam a Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNCC, 2017). Durante o semestre, a equipe realizou regularmente encontros remotos com crianças e famílias, lançou um E-book de receitas afetivas, enviou periodicamente literatura infantil para as crianças, promoveu uma semana de propostas lúdicas na Unidade, organizou oficinas e orientou as famílias sobre rotinas e vivências em casa. Constatamos que as ações efetivadas propiciaram a manutenção dos vínculos entre as crianças, suas famílias e a Unidade, minimizaram as inquietações e ansiedade dos familiares e possibilitaram o desenvolvimento das crianças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Lívia Chaves Nascimento, Ana Catarina da Silva Trindade Frazão, Simone Patrícia da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.