PROMOVE SAÚDE: LEVANDO INFORMAÇÃO E ESTIMULANDO O AUTOCUIDADO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
As diversas mudanças decorrentes da crise social desencadeada pela COVID-19 têm afetado de forma marcante o bem-estar subjetivo individual e a dinâmica das famílias, sobretudo, o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, objetivou-se promover à saúde biopsicossocial de crianças e adolescentes, através de intervenções educativas à distância com uso do WhatsApp e outras mídias sociais. O projeto de extensão foi desenvolvido por docentes e discentes do curso de Enfermagem do CFP/UFCG. O público-alvo foi constituído por estudantes da Escola de Futebol Estrelas do Futuro da cidade de Cajazeiras-PB. O material educativo para interação online constituiu-se em: cards, vídeos, lives e enquetes disponibilizados nas redes sociais do projeto. A partir das lives e postagens nas redes sociais foram exploradas temáticas relevantes para a saúde da criança e do adolescente que promoveram o engajamento e o esclarecimento de dúvidas. Além disso, a partir das postagens foi possível demonstrar para o público-alvo como se prevenir do vírus, tanto de forma individual quanto coletiva. Vale salientar, que as atividades foram de suma importância para os participantes, pois contribuíram para reduzir os impactos ocasionados pelo distanciamento social, além disso, melhoraram à saúde mental dos indivíduos frente à situação de crise. Portanto, conclui-se que a realização do projeto no período pandêmico propiciou alcance do conhecimento aos lares do público-alvo, bem como auxiliou os pais em relação a como lidar com os filhos no enfrentamento desse momento, propiciando ainda, uma maior fixação dos cuidados em relação a COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Amanda Mayara de Sousa Silva, Ana Júlia Benício da Silva, Alessandra Emilly Pinto de Assis, Brena Raiany de Sousa Abrantes, Rozane Pereira de Sousa, Maria Pereira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.