ENTRE VÍRUS , INTERNET E SENSIBILIDADES DE APRENDIZES: 0S(AS) IDOSOS(AS) DA UATI EM SALAS DE AULA REMOTAS NA PANDEMIA.
Resumo
A Universidade Aberta da Terceira Idade da UFCG foi criada em março de 2020. Logo após a sua inauguração, foi decretado o isolmento social em todo o estado da Paraíba. Consequentemente, as aulas presenciais da Universidade foram interrompidas. No primeiro momento, essa atmosfera de pânico da pandemia e de impossibilidade de encontro presencial entre os professores da UATI com os estudantes idoso(a)s nos deixou em estado de perplexidade,solidão e impotência. Logo após a matrícula, criamos o grupo no whatsapp, isso viabilizou a preservação da nossa coumunicação com os(as) alunos(as), bem como a construção de um vínculo entre todos os participantes do Programa. Em julho do mesmo ano, diagnosticamos uma crescente experiência de medo de adoecer e morrer por parte do grupo de idoso(a)s que compunham a primeira turma da UATI. Nosso(a)s aluno(a)s pertencem ao grupo de risco de contaminação do covid 19. Diante desse cenário de muita dor, perdas, fragilidade emocional e anseio por redes de sociabilidade e aprendizagem, decidimos iniciar as aulas de modo remoto. A inserção digital de nossos estudantes foi rápida e muito eficiente. Aluno(a)s com sede de encontro, de escuta, trocas afetivas e aprendizagens abriam as suas câmaras em todas as aulas, alguns destes, entravam na sala de aula virtual tocando sanfona e teclado. O engajamento do segmento idoso na experiência remota confirmou que a aprendizagem ao longo da vida, ruptora do etarismo(SILVA:2021), aliado a um mergulho na Educação Intergeracional, fundamento das práticas curriculares da UATI é urgente e absolutamente viável, provou também o quanto a inserção social implica em inserção digital para todos os grupos etários e tornou a sombria e desafiadora vivência da pandemia, uma verdadeira pedagogia do vírus, como bem propôs Boaventura de Sousa Santos(2020).
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Keila Queiroz e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.