FORMAÇÃO DO AGENTE POPULAR DE SAÚDE NA ATENÇÃO AO IDOSO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
Resumo
O curso de extensão foi executado por oito alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS/UFCG, e uma aluna do curso de Odontologia da UniFacisa, com o apoio de uma orientadora e uma coordenadora. Houve a participação de 21 pessoas das comunidades do bairro de Nova Brasília, Campina Grande. Ocorreu de modo remoto, por meio da plataforma Google Meet durante o período de setembro a dezembro de 2020. Teve o objetivo de formar Agentes Populares de Saúde sobre as medidas de prevenção e cuidado domiciliar e comunitários ao idoso no contexto da COVID-19. Para realização dos encontros foram-se usados slides, dinâmicas e vídeos informativos com o intuito de discutir as questões relacionadas ao novo coronavírus e as repercussões causadas nas suas comunidades. Foram elaboradas cartilhas e realizados debates em grupo, livre demanda, dinâmicas de acolhimento e relaxamento, atividades deixadas para que fossem feitas ao longo da semana, bem como outras estratégias pedagógicas. Destarte, para além dos aspectos fisiopatológicos da COVID-19, foram abordadas questões tangentes aos impactos psicológicos a partir da demanda dos participantes do curso, pensando conjuntamente em estratégias para lidar com este momento. Foi observado, então, que o curso de extensão contribuiu para a construção conjunta de conhecimento acerca da pandemia, bem como dos cuidados focados na pessoa idosa, visando a potencialização das medidas de segurança de modo a diminuir o risco de contágio e propagação da doença.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Râmerson Barbosa da Silva, Karollaynne Karlla Freires da Silva, Maria Cecília Queiroga dos Santos, Marcos Vinícios de Souza Santos, Gerlane Ângela da Costa Moreira Vieira, Ana Cláudia Torres de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.