ENTRE VÍRUS , INTERNET E SENSIBILIDADES DE APRENDIZES: 0S(AS) IDOSOS(AS) DA UATI EM SALAS DE AULA REMOTAS NA PANDEMIA.

Autores/as

  • Keila Queiroz e Silva
Palabras clave: Pandemia, Idoso(a)s, UATI, aulas remotas

Resumen

A Universidade Aberta da Terceira Idade da UFCG foi criada em março de 2020. Logo após a sua inauguração, foi decretado o isolmento social em todo o estado da Paraíba. Consequentemente, as aulas presenciais da Universidade foram interrompidas. No primeiro momento, essa atmosfera de pânico da pandemia e de impossibilidade de encontro presencial entre os professores da UATI com os estudantes idoso(a)s nos deixou em estado de perplexidade,solidão e impotência. Logo após a matrícula, criamos o grupo no whatsapp, isso viabilizou a preservação da nossa coumunicação com os(as) alunos(as), bem como a construção de um vínculo entre todos os participantes do Programa. Em julho do mesmo ano, diagnosticamos uma crescente experiência de medo de adoecer e morrer por parte do grupo de idoso(a)s que compunham a primeira turma da UATI. Nosso(a)s aluno(a)s pertencem ao grupo de risco de contaminação do covid 19. Diante desse cenário de muita dor, perdas, fragilidade emocional e anseio por redes de sociabilidade e aprendizagem, decidimos iniciar as aulas de modo remoto. A inserção digital de nossos estudantes foi rápida e muito eficiente. Aluno(a)s com sede de encontro, de escuta, trocas afetivas e aprendizagens abriam as suas câmaras em todas as aulas, alguns destes, entravam na sala de aula virtual tocando sanfona e teclado. O engajamento do segmento idoso na experiência remota confirmou que a aprendizagem ao longo da vida, ruptora do etarismo(SILVA:2021), aliado a um mergulho na Educação Intergeracional, fundamento das práticas curriculares da UATI é urgente e absolutamente viável, provou também o quanto a inserção social implica em inserção digital para todos os grupos etários e tornou a sombria e desafiadora vivência da pandemia, uma verdadeira pedagogia do vírus, como bem propôs Boaventura de Sousa Santos(2020).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

mayo 4, 2022

Cómo citar

E SILVA, K. Q. . ENTRE VÍRUS , INTERNET E SENSIBILIDADES DE APRENDIZES: 0S(AS) IDOSOS(AS) DA UATI EM SALAS DE AULA REMOTAS NA PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/292. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Saúde