PROMOVE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
A avaliação de projetos de extensão permite constatar se as ações desenvolvidas repercutiram em mudanças na vida daqueles que se pretendia beneficiar ou na vida de outros que não estavam envolvidos na proposta inicial. Nessa perspectiva, a equipe do projeto de extensão: promoção à saúde biopsicossocial de crianças e adolescentes em isolamento social no contexto da COVID-19 - Promove saúde, desenvolvido com a cooperação de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, do Centro de Formação de Professores – CFP, construiu um instrumento para avaliação das ações. O presente relato de experiência objetiva descrever a vivência dos extensionistas na elaboração de um questionário digital. Esse instrumento foi planejado para avaliar o impacto e a efetividade após cinco meses de duração das ações com crianças e adolescentes integrantes da escola de futebol Estrelas do Futuro no município de Cajazeiras-PB. Utilizou-se a plataforma online e gratuita Google Forms para produção do questionário. No que se refere as questões, buscou-se explorar a pertinência da escolha dos temas discutidos ao longo do projeto de extensão, a didática da abordagem e o papel das mídias como instrumento de promoção biopsicossocial em tempos de pandemia. Também foi disponibilizado um espaço para críticas, sugestões e elogios. Constatamos, portanto, que o desenvolvimento do instrumento constituiu uma experiencia dinâmica e de valorização da comunicação entre os extensionistas e público-alvo do projeto. Portanto, a aplicação do questionário foi essencial para a análise da efetividade do projeto, sobretudo, na determinação do desempenho geral das suas ações.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Raniel Eduardo da Silva, Ruan Souza Alixandre, Yasmim Cristie Santana Pereira, Rozane Pereira de Sousa, Romário Gomes Rodrigues, Bruno Albuquerque Gondim Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.