MÍDIAS SOCIAIS E PROJETOS DE EXTENSÃO: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Maria Auxiliadora de Souza Alves
  • Ana Carolina Torrião Furtado
  • Monica Gomes Saraiva
  • José Cezário de Almeida
  • Marília Andreza da Silva Ferreira
  • Flavio Lourenço de Oliveira
Palavras-chave: Covid-19, Extensão, Mídias sociais

Resumo

As redes sociais revolucionaram a forma de divulgar a ciência. Por serem dinâmicas, e com grande versatilidade de ferramentas de produção de conteúdo, elas possibilitaram a promoção da ciência ajudando a levar informação científica a grandes públicos. Ao dinamizar a informação, essas mídias sociais atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram durante a realização das exposições ao público do Projeto de Extensão Quem Ama (Se) Cuida da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a comunidade Pedregal, Campina Grande- PB. Ao todo foram realizados 10 encontros com o público, sendo 09 pela plataforma de conferência Google Meet e 02 pelo Instagram. Enquanto a média de participantes pelo Google Meet foi de 14 pessoas, a média de visualizações nas “lives” pelo Instagram foi de 120 pessoas. Em apenas uma das “lives”, 161 contas foram alcançadas, segundo a ferramenta de controle da plataforma. Sendo assim, o Instagram pode ser um forte aliado para divulgação científica durante a realização de projetos de extensão por garantir um rápido acesso ao conteúdo pela comunidade alvo e pela facilidade de comunicação. Além de garantir que informações científicas verificadas sejam entregues ao grande público, um ponto que se fez extremamente necessário durante a pandemia de COVID-19, contribuindo para o combate à desinformação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE SOUZA ALVES, M. A. .; TORRIÃO FURTADO, A. C. .; GOMES SARAIVA, M. .; DE ALMEIDA, J. C. .; DA SILVA FERREIRA, M. A. .; LOURENÇO DE OLIVEIRA, F. . MÍDIAS SOCIAIS E PROJETOS DE EXTENSÃO: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/195. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.