MÍDIAS SOCIAIS E PROJETOS DE EXTENSÃO: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
As redes sociais revolucionaram a forma de divulgar a ciência. Por serem dinâmicas, e com grande versatilidade de ferramentas de produção de conteúdo, elas possibilitaram a promoção da ciência ajudando a levar informação científica a grandes públicos. Ao dinamizar a informação, essas mídias sociais atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram durante a realização das exposições ao público do Projeto de Extensão Quem Ama (Se) Cuida da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a comunidade Pedregal, Campina Grande- PB. Ao todo foram realizados 10 encontros com o público, sendo 09 pela plataforma de conferência Google Meet e 02 pelo Instagram. Enquanto a média de participantes pelo Google Meet foi de 14 pessoas, a média de visualizações nas “lives” pelo Instagram foi de 120 pessoas. Em apenas uma das “lives”, 161 contas foram alcançadas, segundo a ferramenta de controle da plataforma. Sendo assim, o Instagram pode ser um forte aliado para divulgação científica durante a realização de projetos de extensão por garantir um rápido acesso ao conteúdo pela comunidade alvo e pela facilidade de comunicação. Além de garantir que informações científicas verificadas sejam entregues ao grande público, um ponto que se fez extremamente necessário durante a pandemia de COVID-19, contribuindo para o combate à desinformação
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© 2022 Maria Auxiliadora de Souza Alves, Ana Carolina Torrião Furtado, Monica Gomes Saraiva, José Cezário de Almeida, Marília Andreza da Silva Ferreira, Flavio Lourenço de Oliveira
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