REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Pedro Ithalo Francisco da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Eduarda de Lima Pinheiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Evandro Rogério da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Júlia Beatriz Pereira de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Egberto Santos Carmo Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Redes Sociais, COVID-19, Acesso à Informação de Saúde, Extensão Comunitária

Resumo

As redes sociais, como meio de comunicação, possuem um grande poder de alcance entre as várias faixas etárias, disseminando informações e podendo mudar a forma de como as pessoas se organizam e pensam. Nesse sentido é que este estudo objetivou relatar a experiência de ações desenvolvidas por meio de redes sociais, através de um projeto de extensão executado com a participação de alunos e professores do curso de Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG). Para tanto, utilizamos de perfis criados no Instagram (@farmaufcginforma) e Facebook (página Farmaufcginforma), a fim de divulgar informações baseadas em evidências científicas sobre a COVID-19, relacionadas à prevenção, diagnóstico, combate a notícias falsas, reações adversas, vacinas e tratamento, para a população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde de Cuité/PB, seus respectivos profissionais, assim como aqueles que fazem parte do CES. A utilização desses canais e de suas ferramentas virtuais foram empregadas de forma a buscar a melhor didática no repasse do conteúdo e clareza dos materiais produzidos, consequentemente, combatendo a propagação de informações inconsistentes e sem fundamento científico. Obtivemos um feedback positivo do público, no qual, 88,6% disseram ter aprendido algo, 77,1% ficaram muito satisfeitos e 100% de aprovação da proposta do projeto (n= 35). Verifica-se que o processo de inserção das ações educativas na extensão tem sido uma possibilidade para que a população repense seus conceitos referentes à COVID-19, ampliando o interesse pela busca de informação confiável, possibilitando uma melhor construção de conhecimento e uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

7 de julho de 2022

Como Citar

FRANCISCO DA SILVA, P. I. .; DE LIMA PINHEIRO, M. E. .; ROGÉRIO DA SILVA, . E. .; PEREIRA DE SOUZA, J. B. .; SANTOS CARMO, E. REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/152. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)