REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
As redes sociais, como meio de comunicação, possuem um grande poder de alcance entre as várias faixas etárias, disseminando informações e podendo mudar a forma de como as pessoas se organizam e pensam. Nesse sentido é que este estudo objetivou relatar a experiência de ações desenvolvidas por meio de redes sociais, através de um projeto de extensão executado com a participação de alunos e professores do curso de Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG). Para tanto, utilizamos de perfis criados no Instagram (@farmaufcginforma) e Facebook (página Farmaufcginforma), a fim de divulgar informações baseadas em evidências científicas sobre a COVID-19, relacionadas à prevenção, diagnóstico, combate a notícias falsas, reações adversas, vacinas e tratamento, para a população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde de Cuité/PB, seus respectivos profissionais, assim como aqueles que fazem parte do CES. A utilização desses canais e de suas ferramentas virtuais foram empregadas de forma a buscar a melhor didática no repasse do conteúdo e clareza dos materiais produzidos, consequentemente, combatendo a propagação de informações inconsistentes e sem fundamento científico. Obtivemos um feedback positivo do público, no qual, 88,6% disseram ter aprendido algo, 77,1% ficaram muito satisfeitos e 100% de aprovação da proposta do projeto (n= 35). Verifica-se que o processo de inserção das ações educativas na extensão tem sido uma possibilidade para que a população repense seus conceitos referentes à COVID-19, ampliando o interesse pela busca de informação confiável, possibilitando uma melhor construção de conhecimento e uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Pedro Ithalo Francisco da Silva, Maria Eduarda de Lima Pinheiro, Evandro Rogério da Silva, Júlia Beatriz Pereira de Souza, Egberto Santos Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.