MÍDIAS SOCIAIS E PROJETOS DE EXTENSÃO: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Abstract
As redes sociais revolucionaram a forma de divulgar a ciência. Por serem dinâmicas, e com grande versatilidade de ferramentas de produção de conteúdo, elas possibilitaram a promoção da ciência ajudando a levar informação científica a grandes públicos. Ao dinamizar a informação, essas mídias sociais atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram durante a realização das exposições ao público do Projeto de Extensão Quem Ama (Se) Cuida da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a comunidade Pedregal, Campina Grande- PB. Ao todo foram realizados 10 encontros com o público, sendo 09 pela plataforma de conferência Google Meet e 02 pelo Instagram. Enquanto a média de participantes pelo Google Meet foi de 14 pessoas, a média de visualizações nas “lives” pelo Instagram foi de 120 pessoas. Em apenas uma das “lives”, 161 contas foram alcançadas, segundo a ferramenta de controle da plataforma. Sendo assim, o Instagram pode ser um forte aliado para divulgação científica durante a realização de projetos de extensão por garantir um rápido acesso ao conteúdo pela comunidade alvo e pela facilidade de comunicação. Além de garantir que informações científicas verificadas sejam entregues ao grande público, um ponto que se fez extremamente necessário durante a pandemia de COVID-19, contribuindo para o combate à desinformação
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Auxiliadora de Souza Alves, Ana Carolina Torrião Furtado, Monica Gomes Saraiva, José Cezário de Almeida, Marília Andreza da Silva Ferreira, Flavio Lourenço de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.