O ENFRENTAMENTO ÁS DESIGUALDADES SOCIAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA: UM DIÁLOGO COM AS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE UMA COMUNIDADE DA PERIFERIA URBANA DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Anne Karolline Bezerra Sposito Universidade Federal de Campina Grande
  • Ingrid Rodrigues de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Faustino Teatino Cavalcante Neto Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ocupação Pró-moradia, COVID-19, Desigualdades

Resumo

O presente projeto de extensão foi coordenado pelo professor Faustino Teatino Cavalcante Neto, atuante no curso de Educação do Campo do CDSA/UFCG, Campus de Sumé, com a colaboração e participação de duas alunas do curso de Pedagogia da UFCG, Campus de Campina Grande, que juntos atuaram na Ocupação Pró-moradia Luiz Gomes existente no bairro Jardim Paulistano na Cidade de Campina Grande, na qual residem cerca de 180 famílias em situação de extrema pobreza e maus tratos sociais em meio à Pandemia do Corona vírus (agente responsável pela COVID -19). Tendo em vista todo o contexto dessas famílias o projeto teve como principal objetivo o de desenvolver ações extensionistas que contribuíssem como alternativas sociais, sanitárias e científicas relacionadas com as necessidades mais prementes de defesa das citadas famílias, no contexto da Pandemia do Corona vírus, organizando ações de defesa popular de prevenção à infecção do mesmo e em defesa dos direitos do povo à moradia, à saúde, ao emprego e à alimentação neste período de crise sanitária aguda, bem como fortalecendo os vínculos da comunidade universitária com a sociedade. Ao longo dos meses de realização do projeto as redes sociais foram ferramentas importantes na criação de vínculos e repasse de informações entre as alunas e os moradores, por onde se tornou possível acompanhar a atuação do poder público perante a comunidade que luta bravamente pelo seu direito à moradia, prezando também pela saúde e bem-estar dos mesmos através de repassa de campanhas de vacinação e ressaltando as importâncias de cada vacinação, buscando parcerias com profissionais atuantes na área de saúde, entre outras atividades que envolveram parcerias e campanhas com Comitês e organizações que mostraram interesse em contribuir para uma melhor qualidade de vida dos moradores. Ao longo dos meses o projeto apresentou sua eficácia demonstrada através dos depoimentos e arquivos enviados pelos moradores mostrando a evolução e as conquistas dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

13 de julho de 2022

Como Citar

BEZERRA SPOSITO, A. K. .; DE SOUSA, I. R. .; CAVALCANTE NETO, F. T. . O ENFRENTAMENTO ÁS DESIGUALDADES SOCIAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA: UM DIÁLOGO COM AS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE UMA COMUNIDADE DA PERIFERIA URBANA DE CAMPINA GRANDE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/237. Acesso em: 28 fev. 2024.

Seção

Direitos Humanos e Justiça

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)