DIÁLOGOS E CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS DA UAEI EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O projeto foi realizado com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, da UAED/UFCG, e a colaboração da Equipe de professores e pedagoga da Unidade Acadêmica de Educação Infantil-UAEI/UFCG, no município de Campina Grande, contemplando, aproximadamente, 116 crianças matriculadas na UAEI e suas famílias. O objetivo foi de favorecer a construção e manutenção de vínculos entre professores, crianças e famílias da UAEI durante a quarentena, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças e garantir o acesso ao processo de construção de conhecimento, por meio de diferentes linguagens e recursos, possibilitando, dessa forma, o diálogo entre a escola, as crianças e suas famílias. Para tanto, ancoramos as propostas na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica (BOCK, GONÇALVES, FURTADO, 2001) e nos documentos oficiais que orientam a Educação Infantil. Durante o semestre, a equipe desenvolveu vídeos com propostas lúdicas; construiu três e-books com rotinas e brincadeiras para as crianças e orientações para as famílias; enviou literatura infantil; realizou encontros semanais; promoveu um drive-thru, a fim de distribuir máscaras e manter as relações afetivas das crianças com as docentes e a instituição. Verificamos que todas as ações executadas, pautadas na criança como protagonista, contribuíram para fortalecimento dos vínculos, diminuição da ansiedade das famílias e desenvolvimento integral dos pequenos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Beatriz Guedes de Carvalho, Natália Silva de Andrade, Marystaine Cardoso Espíndula, Simone Patrícia da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.