#REDESOLO: PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG NAS REDES SOCIAIS EM TEMPOS DA PANDEMIA

Autores/as

  • Willian Deyvison Santos de Lucena Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Braz Gonçalves de Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Raphael Fernandes Lessa Lins Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande
  • Rivaldo Vital dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Educação em solos, Alfabetização pedológica, Ensino contextualizado

Resumen

Para vencer os desafios trazidos pela pandemia, contribuindo com a prática pedagógica, o uso de atividades interativas e em ambientes alternativos, como as redes sociais, são estratégias importantes, especialmente quando se reporta aos assuntos relativos ao solo, componente do Meio Ambiente ainda pouco conhecido e valorizado. O desconhecimento das funções e potencialidades do solo contribui para o avanço da degradação ambiental em diversos níveis, sendo urgente que esses saberes ocupem os diversos setores da sociedade, saindo dos muros da Academia. Para fortalecer o elo entre a comunidade escolar e o conhecimento do solo, o Projeto #REDESOLO inovou alinhando-se ao Projeto Solo na Escola/UFCG, ação extensionista que já tem dez anos de atuação no Cariri paraibano e que dialoga sobre a importância do solo. O #REDESOLO objetivou socializar o conhecimento sobre o solo nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e no Site do Projeto Solo na Escola/UFCG, como facilitador da troca de saberes sobre solos. Diariamente a equipe elaborava artes e vídeos educativos e alimentava as redes sociais, acompanhando as métricas para aprimorar as ações. Foram trabalhados temas de biologia do solo, práticas de conservação, consumo consciente, dentre outros, além de postagens de datas de referência ao solo. Verificou-se um incremento de curtidas, compartilhamentos e comentários pelo que se valida a utilização das redes sociais para potencializar a educação e popularização do solo. A interlocução com as comunidades, especialmente nesse momento da pandemia inovou com estratégias para tornar o ensino e a aprendizagem sobre o Meio Ambiente mais atrativas.

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Biografía del autor/a

Francisco Braz Gonçalves de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Para vencer os desafios trazidos pela pandemia, contribuindo com a prática pedagógica, o uso de atividades interativas e em ambientes alternativos, como as redes sociais, são estratégias importantes, especialmente quando se reporta aos assuntos relativos ao solo, componente do Meio Ambiente ainda pouco conhecido e valorizado. O desconhecimento das funções e potencialidades do solo contribui para o avanço da degradação ambiental em diversos níveis, sendo urgente que esses saberes ocupem os diversos setores da sociedade, saindo dos muros da Academia. Para fortalecer o elo entre a comunidade escolar e o conhecimento do solo, o Projeto #REDESOLO inovou alinhando-se ao Projeto Solo na Escola/UFCG, ação extensionista que já tem dez anos de atuação no Cariri paraibano e que dialoga sobre a importância do solo. O #REDESOLO objetivou socializar o conhecimento sobre o solo nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e no Site do Projeto Solo na Escola/UFCG, como facilitador da troca de saberes sobre solos. Diariamente a equipe elaborava artes e vídeos educativos e alimentava as redes sociais, acompanhando as métricas para aprimorar as ações. Foram trabalhados temas de biologia do solo, práticas de conservação, consumo consciente, dentre outros, além de postagens de datas de referência ao solo. Verificou-se um incremento de curtidas, compartilhamentos e comentários pelo que se valida a utilização das redes sociais para potencializar a educação e popularização do solo. A interlocução com as comunidades, especialmente nesse momento da pandemia inovou com estratégias para tornar o ensino e a aprendizagem sobre o Meio Ambiente mais atrativas.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

SANTOS DE LUCENA, W. D. .; BRAZ GONÇALVES DE MELO, F. . .; FERNANDES LESSA LINS, R. .; MEIRA VITAL, A. de F. .; VITAL DOS SANTOS, R. . #REDESOLO: PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG NAS REDES SOCIAIS EM TEMPOS DA PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/139. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Tecnologia e Produção

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