CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO ECLETISMO NA ARQUITETURA GARANHUENSE

A CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO (1859)

Autores

Palavras-chave: história, Ecletismo, Arquitetura

Resumo

A arquitetura eclética surge na cidade de Garanhuns/PE por volta da segunda metade do século XIX, como indicativo da forte influência pequeno burguesa neste recorte urbano. Neste artigo, exploraremos as origens e as características de um dos principais exemplares da arquitetura eclética garanhuense: a Catedral de Santo Antônio; destacando sua importância em seu contexto de produção e a influência que exerce até os dias atuais. Os aspectos materiais históricos do ecletismo, como suas características histórico-arquitetônicas, serão o objeto de análise no presente artigo. Serão discutidas como principais características do processo de desenvolvimento urbanístico de Garanhuns e estão presentes na história desta arquitetura eclética. Sua implementação extensa, plural, marcada pela mistura de elementos de diferentes estilos, épocas e Países será estudada através de uma análise detalhada, comparativa e crítica; buscando compreender como esta arquitetura eclética se tornou um estilo marcante e controverso, desafiando as convenções e a uniformidade arquitetônica contemporânea e do seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas Vol. 1, 7ª Edição, São Paulo, Ed. Brasiliense, 1994.

BOONE, Silvana. Fotografia, Memória e Tecnologia. Conexão: Comunicação e Cultura, Caxias do Sul/RS, V.6, N.12, p.13-19, julho. 2007.

CANTARELLI, Rodrigo. A documentação da Arquitetura Eclética no acervo da Fundação Joaquim Nabuco. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, Edição Especial (2021): Dossiê Documentação do Patrimônio Cultural. P.11.

CAVALCANTI, Alfredo Leite. História de Garanhuns. Centro de Estudos de História Municipal, Pernambuco 1968.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 6 ed. São Paulo, Ed. UNESP, 2017.

FABRIS, Annateresa. Org. Ecletismo na Arquitetura Brasileira, Ed. Nobel/EDUSP, 1997.

FUNARI, Pedro Paulo APUD PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas, 3ª edição, São Paulo, Ed. Contexto, 2015.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil, Ed. Perspectiva, 1970.

SERRA, Geraldo Gomes. Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo: Guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo, Ed. USP: Mandarim, 2006.

____________________. APUD BICCA, Elisabeth Panitz; BICCA, Paulo Renato Silveira (ORG). A arquitetura na formação do Brasil. Brasília, UNESCO, 2006.

VIEIRA, Alfredo. Garanhuns do Meu Tempo. Recife, Gráfica Recife Ed. 1981

Blogs e Sites:

BARROS, Jose de Anchieta Gueiros Viana de. Disponível em: http://anchietabarros.blogspot.com.br

IBGE, 2024

Downloads

Publicado em

19 de julho de 2024

Como Citar

FERREIRA, C. CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO ECLETISMO NA ARQUITETURA GARANHUENSE: A CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO (1859). Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 2, n. 6, p. 28–44, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2860. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Artigos