A ARQUITETURA ECLÉTICA NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM GARANHUENSE ENTRE 1887-1920
Resumo
A arquitetura eclética foi uma das peculiaridades características da história de Garanhuns/PE entre os anos de 1887 e 1920. Neste período é possível perceber como a paisagem e o seu espaço urbano foram transformados pela chegada de novos habitantes que trouxeram de suas localidades originais, dentre outras coisas, o ecletismo arquitetônico para a cidade. Garanhuns foi, literalmente, aberta para acomodar um novo cidadão. Este, em grande medida, incentivado pelo discurso inerente ao período de transição política entre o Império e a República, trouxe consigo os elementos que produziram uma paisagem especifica, moderna, eclética para a cidade. Tal processo não se deu apenas na estética; ele fora também político, econômico, tecnológico, comunicacional e sobretudo social. Vale ressaltar que esta abertura para atender as necessidades de alguns e retirou outros cidadãos que já se encontravam neste espaço urbano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Roberto. Disponível em: robertoalmeidacsc.blogspot.com/2021/02/o-cinema-de-nossa-infância-e-juventude.html. acesso em: 22/11/2023.
BARROS, Jose de Anchieta Gueiros Viana de. Disponível em: http://anchietabarros.blogspot.com.br. Acesso em: 22/11/2023
BARROS, José de Anchieta Gueiros Viana de. Memórias de Garanhuns Grandes Nomes da Nossa História. Ed. S/I, Garanhuns 2020, p. 22.
CARDOSO, Igor. Disponível em: garanhunsintituto.blogspot.com/2015/02/ acesso em: 21/11/23.
CAVALCANTI, Alfredo Leite. História de Garanhuns. Centro de Estudos de História Municipal, Pernambuco 1968, p. 35.
FABRIS, Annateresa. Org. Ecletismo na Arquitetura Brasileira, Ed. Nobel/EDUSP, 1997, pp. 181-193.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil, Ed. Perspectiva, 1970, pp.44-52.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. Ed. EDUSP, São Paulo 2021, pp.67-68.
SMERK, George M. APUD CAIAFA, Janice. A Aventura das Cidades, Ed. FGV, Rio de Janeiro 2007, p. 32.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.