ALAMEDA URBANA

EXPERIMENTAÇÃO, MOBILIDADE E HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6595

Palavras-chave:

Espaço e Lugar, Feiras Urbanas, Terminal Urbano, Sobreposição de camadas, Diadema

Resumo

O estudo apresenta o projeto de uma cobertura que abriga uma feira urbana e um terminal urbano inserido na porção sudeste da cidade de Diadema, em São Paulo. Este faz parte da entrega final da disciplina de Trabalho Final de Graduação II (TFG II) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Antes um campo de futebol de várzea, o terreno de 4.790 m² possui um potencial em relação a uma implantação de conexão entre diversos equipamentos ao redor.  Através de um processo conceitual de sobreposições de diversas camadas de fluxo e históricas que inter-relacionam uma dialética contemporânea-histórica, toda a arquitetura da Alameda Urbana é organizada por uma grande cobertura plana, apoiada sobre pilares metálicos de perfil tubular quadrado além do piso e planos horizontais de tijolo , outra sobreposição de uma carga histórico-social da cidade de Diadema, delimitando espaços livres e organizando as diversas sensações que o lugar proporciona. Sua estrutura de fácil montagem permite a implantação da ideia do projeto em diversos locais pela cidade, além de um novo modelo de utilização multidisciplinar de terminais públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry Farkas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor mestre titular no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), no curso de Arquitetura e Urbanismo, lecionando no campus das cidades de Salto-SP e Itu-SP, desde 2024. Pesquisador do grupo "EU:CA - Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura" pela linha de pesquisa Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo, onde realiza investigações financiadas pela CAPES (2017-atual). Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PUC Campinas, 2025), Mestre em Arquitetura (PUC Campinas, 2024). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (2021).

Referências

-

Downloads

Publicado

28-09-2025

Como Citar

FARKAS, Henry. ALAMEDA URBANA: EXPERIMENTAÇÃO, MOBILIDADE E HISTÓRIA. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 3, n. 11, p. 105–118, 2025. DOI: 10.35572/arql.v3i11.6595. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/6595. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.