Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Esta revista não cobra taxas ou impostos para submissão, avaliação e publicação de artigos (Ver Política de Livre Acesso, na aba Sobre a Revista).

DIRETRIZES PARA ARTIGOS COMPLETOS

As propostas de artigos devem seguir o template abaixo disponível para download e as Normas da ABNT para formatação de trabalhos científicos.

BAIXAR TEMPLATE - ARTIGO

O artigo não deve conter identificação dos autores (até 5 autores no máximo), inclusive nas citações e referências. Todos os autores e co-autores devem se cadastrar no sistema e manterem atualizados seu dados pessoais, assim como os metadados do artigo (Título, Resumo, Palavras-chaves, Referências) que serão assim publicados em caso de aprovação. O primeiro autor deve ter a titulação mínima de mestre.


Número total de páginas e forma de envio:
Os artigos deverão ser desenvolvidos com o mínimo de 10 páginas e o máximo de 15, incluindo referências e figuras. O arquivo submetido deve ser em formato word, com tamanho máximo de 6Mb. Para tanto, o autor principal deve se cadastrar no sistema e preencher também os dados de todos os coautores, a fim de poder efetuar a submissão do artigo, seguindo o passo-a-passo indicado.

Roteiro
INTRODUÇÃO   
Os títulos das seções podem ser personalizados. A introdução deve fazer uma explanação geral da temática e da proposta de artigo (objeto, objetivos, metodologia, estrutura do texto). 

DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento do artigo, envolvendo um ou mais subtítulos não numerados. 

CONCLUSÃO
Sessão que encerra o artigo com conclusão ou, ao menos, considerações finais sobre o tema. 

Instruções adicionais:

Como utilizar listas:
(Listas em Futura Lt BT, tamanho 09, usar marcadores do Word, alinhado à esquerda, espaçamento entre linhas simples, sem espaçamento entre parágrafos; separar do corpo do texto por apenas uma linha)

  • Exemplo, exemplo, exemplo...
  • Exemplo, exemplo, exemplo...
  • Exemplo, exemplo, exemplo...

Como indicar referências e fazer citações:
Usar normas da ABNT. Caso a referência seja do(s) autor(es) do artigo, a autoria deve ser omitida pela designação genérica (AUTOR, data). Para citações literais no corpo do texto, usar formatação padrão e indicar com aspas, seguida pela indicação da fonte (AUTOR, data, página). Citações maiores devem ser destacadas em bloco específico.

Como utilizar imagens, tabelas, quadros, gráficos e similares:
Figuras devem estar no formato jpeg ou png centralizadas e com resolução adequada à boa visualização em tela e eventual impressão (entre 96 e 300 dpi). Acima da imagem deve ser colocada sua legenda indicativa, e abaixo da imagem deverá ser indicada a fonte, bem como o endereço em que está disponível (quando aplicável). ATENÇÃO: AS IMAGENS DEVERÃO SER ENVIADAS, TAMBÉM, SEPARADAS DO TEXTO, EM FORMATO, JPG OU PNG, NO ATO DA SUBMISSÃO.

Além das imagens do(s) autor(es), só serão aceitas imagens de terceiros cuja publicação seja autorizada ou imagens de domínio público. Caso o artigo seja selecionado para publicação, o autor deverá assinar declaração responsabilizando-se pelas imagens contidas em seu texto. Para imagens obtidas virtualmente os endereços de acesso (o link completo) devem ser referenciados em nota de fim de texto, referenciada na fonte da figura através de um número correspondente, e a fonte da figura deverá apresentar apenas um título para o site de onde ela foi obtida.

Como indicar notas:
Não serão utilizadas notas de rodapé de página; todas as notas deverão ser remetidas para o final do artigo por meio de indicação sobrescrita colocada no meio do texto ou no final de frase ou de parágrafo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(TÍTULO: Futura Lt BT, tamanho 11, caixa alta, em negrito, alinhado à esquerda, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 6 pt depois; não usar tabulação, separar do corpo do texto por apenas uma linha)

As referências deverão ser elaboradas de acordo com as normas da ABNT e indicadas em ordem alfabética. Elas comporão um subtítulo numerado (número definido em continuação ao texto completo)

AFONSO, Alcilia. Notas sobre métodos para a pesquisa arquitetônica patrimonial. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 4, n. 3, pp. 54-70, dez. 2019.

PIÑON, Helio. El sentido de la arquitectura moderna. Barcelona: Ediciones UPC.1997.

ROWE, Colin. Manierismo y Arquitectura Moderna y otros ensayos. Barcelona: Gustavo Gili. 1ª.  edición.1978.


DIRETRIZES PARA PRÁTICAS PROJETUAIS
BAIXAR TEMPLATE

DIRETRIZES PARA ENSAIO FOTOGRÁFICO
BAIXAR TEMPLATE

DIRETRIZES PARA ENTREVISTA
BAIXAR TEMPLATE

DIRETRIZES PARA CROQUIS
BAIXAR TEMPLATE

Artigos

Trata sobre temas pertinentes à area das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e tecnológicas; Podem abordar questões de ensino,pesquisa, extensão, bem como, tratar de aspectos teóricos, analíticos e críticos.

Entrevistas

Personagens da arquitetura e urbanismo e áreas afins

Práticas projetuais

Enfoca experiências práticas profissionais, ou acadêmicas, tratando as etapas de processo projetual e produto/objeto arquitetônico, urbanistico, paisagístico, de intervenção no patrimônio edificado, entre outras áreas afins.

Ensaios fotográficos

Miradas de arquiteturas e lugares. Fotografias que captem e documentem um determinado tema a ser tratado e apresentado com texto explicativo, que discorra e analise o objeto exposto. 

Croquis

Sobre a arquitetura, paisagem, e arte nacional e internacional.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.