AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS E O OBJETIVO 9 DAS ODS

Autores

  • Albérico Paes Barreto Barros Mestre em Indústrias Criativas - UNICAP. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Giovana Sátiro Rodrigues de Moura Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Maria Luisa Monteiro de Melo Almeida Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Rafael Campos Rangel Mestre em Desenvolvimento Urbano - UFPE. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35572/arql.v3i12.6600

Palavras-chave:

Economia Criativa, Indústrias Criativas, Clusters Criativos, Espaço Criadouro, Casa Criatura

Resumo

O artigo aborda a relação entre as Indústrias Criativas e o Objetivo 9 da Agenda 2030 da ONU, que visa promover infraestrutura resiliente, industrialização inclusiva e inovação. Destaca como a Economia Criativa surge a partir de transformações econômicas e sociais desde os anos 1970, valorizando conhecimento, cultura e inovação. Exemplos como o Porto Digital, o Espaço Criadouro (Recife) e a Casa Criatura (Olinda) ilustram como Clusters Criativos promovem desenvolvimento urbano, inclusão social e revitalização cultural. A criação de políticas públicas voltadas à Economia Criativa é fundamental para fortalecer essas iniciativas, gerando impacto positivo nos territórios. A Cidade Criativa, nesse contexto, torna-se um espaço de inovação e cidadania, transformando-se em um polo de desenvolvimento sustentável e integrado. Apesar dos avanços, desafios como baixa escolaridade, falta de infraestrutura e políticas instáveis limitam os resultados. Ainda assim, os Clusters Criativos se apresentam como estratégias eficazes para o desenvolvimento urbano e socioeconômico sustentável.

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

BARROS, Albérico Paes Barreto; DE MOURA, Giovana Sátiro Rodrigues; ALMEIDA, Maria Luisa Monteiro de Melo; RANGEL, Rafael Campos. AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS E O OBJETIVO 9 DAS ODS. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 3, n. 12, p. 50–60, 2025. DOI: 10.35572/arql.v3i12.6600. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/6600. Acesso em: 18 dez. 2025.

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