OCUPAÇÃO DO VAZIO

Autores

  • Angela Peyerl Doutoranda em Patrimônio Cultual e Sociedade pela Univille, Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Especialista em História e Cidade e Museóloga. Atualmente coordenadora do Museu de Arte de Joinville- SC https://orcid.org/0000-0002-6854-0404
Palavras-chave: patrimônio cultural, ocupação, cidadela, Antarctica, Joinville

Resumo

A  Cidadela Cultural Antarctica,  pertencente  ao  município de Joinville- SC, é um bem tombado  a nível municipal desde 2010. Mas a história deste prédio começa em 1889, com a cervejaria Tiede. Posteriormente, na década de 1910, o negócio foi vendido após o falecimento de seu fundador, Alfred Tiede, e recebeu o nome de Cervejaria Catharinense, que além de cerveja, também fabricava licores e refrigerantes. Na década de 1950, a cervejaria foi adquirida pela Companhia Antártica Paulista. A região contava com fontes de água cristalina, o que favorecia a produção da bebida. As fotos deste ensaio ocorreram entre dezembro de 2022 e março de 2023 durante o processo de limpeza dos espaços da Cidadela. Vale ressaltar que em março de 2021 o galpão foi consumido pelas chamas, o espaço já estava fechado ao público devido a um deslizamento de terra na parte de trás da construção, sendo utilizado apenas para o armazenamento de documentos. Neste ensaio trago recortes de uma ocupação de vazio, com o olhar de alguém que diariamente passava pelo espaço. A relevância do cheio está ligada à grandiosidade do vazio. Sem um conceito tão simples, embora complexo de compreender para muitos, não seria possível construir uma edificação. Discutir solidão ou a perda de espaço é simples quando não se capta ou se ignora a visão. Ocupar o vazio e transitar neste espaço, foi perseguir os ecos que ainda habitam dentro do espaço patrimonial. Ocupar o vazio é uma proposição artística que tensiona os vácuos que o patrimônio se encontra hoje não só na cidade bem como em todo o Brasil. Esta série fotográfica inaugura um processo de busca na qual o meu olhar mergulha no cotidiano poético das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FICHA TÉCNICA DA OBRA

ANO:1942

AUTOR: sem autoria

TIPOLOGIA: Industrial

LOCALIZAÇÃO: Rua XV de Novembro, 1383 – América- Joinville/SC

Downloads

Publicado em

10 de novembro de 2024

Como Citar

PEYERL, A. OCUPAÇÃO DO VAZIO. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 2, n. 7, p. 108–126, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/3214. Acesso em: 28 jan. 2025.

Seção

Ensaios fotográficos