ATELIER MUNDURUCUS

ARTE E MEMÓRIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA MODERNISTA

Autores

  • Anna Arnegger Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2555-2947
  • Cybelle Salvador Miranda Profª Drª Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5913-989X

DOI:

https://doi.org/10.35572/arql.v3i12.6689

Palavras-chave:

arte, residências modernistas, atelier mundurucus, preservação, Belém

Resumo

A presença da arte pode contribuir para ressignificar as casas modernistas, transformando-as em espaços dinâmicos de memória e autenticidade. No contexto do Atelier Mundurucus, em Belém do Pará, criado por Dina Oliveira, a adaptação de uma residência moderna para um espaço artístico exemplifica como a arquitetura pode ser reinterpretada para fortalecer o patrimônio cultural e a memória coletiva. A pesquisa evidencia que a expressão estética não apenas revitaliza as estruturas construídas, mas também as aproxima das vivências atuais, estabelecendo conexões temporais entre herança e contemporaneidade. O Atelier materializa essa integração entre legado histórico e linguagem visual, onde a lembrança do lar se entrelaça com a prática criativa de Dina, permitindo uma reflexão sobre os vínculos sociais e o enraizamento identitário. Esse processo de reconfiguração constitui uma forma de manter viva a arquitetura modernista residencial, enriquecendo-a com novos sentidos e promovendo diálogos sobre modos de vida e representações.

PALAVRAS-CHAVE: Arte; Residências Modernistas; Atelier Mundurucus; Preservação; Belém-PA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Arnegger, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Ideal (2022), Belém, Pará, tendo obtido a nota máxima (10) com louvor, por seu trabalho de Conclusão de Curso - ATELIÊ MARIA DE BELÉM - ADEQUAÇÃO DE SOBRADO HORIZONTAL DA CIDADE VELHA PARAABRIGAR UM CENTRO DE ARTE E OFÍCIO. A profundidade e a inovação que caracterizaram essa pesquisa se refletem na proposta da adequação de edificações históricas para uso comunitário, transformando-as em Centros de Aprendizagem e Desenvolvimento de Artes e Ofícios, abertos, a toda a comunidade do entorno, principalmente àquelas mais vulneráveis. Atualmente, está realizando sua Pós-Graduação em nível de Mestrado focando seu interesse na preservação e uso social do patrimônio histórico em Belém do Pará. Por outro lado, revela-se como ilustradora, realizando trabalhos artísticos que utilizam as técnicas de aquarela e nanquim sobre papel. Fala, escreve e lê bem inglês.

Cybelle Salvador Miranda, Profª Drª Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da UFPA. Coordena o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural, com trabalhos na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história da Arquitetura paraense e Arquitetura Assistencial e saúde. Lidera do Grupo Arquitetura, memória e etnografia e integra os Grupos de pesquisa: Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural (FIOCRUZ), Rede Amazônia de Pesquisa em Arquitetura (UNIFAP) e Centro de Literaturas e Culturas lusófonas e europeias (CLEPUL/Universidade de Lisboa), Grupo de Investigação "Metamorfoses da Herança Cultural".Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2000), Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Pará (2006). Pós-doutorado em História da Arte pela Universidade de Lisboa (2015). Pesquisadora PQ 2 do CNPq. Membro do Comitê executivo da Rede Ibero-Americana de Investigação Património Cultural e História da Saúde e da Assistência: estudo, divulgação e valorização. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/UFPA de agosto de 2021 a novembro de 2022.

Referências

ASSMANN, Jan. Communicative and cultural memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (ed.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin; New York: De Gruyter, 2008. p. 109-118.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BALEIXE, Haroldo. Dina e o mundurucus, 2008. Disponível em: http://haroldobaleixe.blogspot.com/2008/11/dina-e-o-mundurucus.html. Acesso em: 29 jan. 2025.

CABRAL, Cláudia Piantá Costa. Arquitetura moderna e escultura figurativa: a representação naturalista no espaço moderno. Arquitextos Vitruvius, São Paulo, ano 10, n. 117.00, fev. 2010. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.117/3376. Acesso em: 24 jul. 2025.

COSSÍO, Regina de Con. A materialidade da arte, 2012. Disponível em: https://sybaris.com.mx/the-materiality-of-art/. Acesso em: 24 jul. 2025

FREITAS, Carlos. Casa modernista e encontro entre passado e presente, 2023. Disponível em:https://www.aredacao.com.br/colunas/182228/casa-modernista-e-encontro-entre-passado-e-presente-na-regiao-central. Acesso em: 05 de dez. 2024.

GHISLENI, Camilla. Arquitetura como síntese: o diálogo entre projeto e arte no modernismo, 2021. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/961609/arquitetura-como-sintese-o-dialogo-entre-projeto-e-arte-no-modernismo. Acesso em: 23 jan. 2025..

GUILLERMO VÁZQUEZ RAMOS, Fernando; DE VINCENZO F. B. MATTOS, Paula. Arte e arquitetura: uma história complicada. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, dez. 2023. DOI: 10.51924/revthesis. 2023.v3.417. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/417. Acesso em: 17 jul. 2025.

HEGEL, George W.F. Estética e outros escritos. São Paulo: Abril 1974. (Os Pensadores).

HITCHCOCK, Henry-Russell. Painting toward architecture. New York: The Miller Company Collection of Abstract Art, 1948.

JESUS, Katharynne Norrana Damasceno de . Hermenêutica, arte e monumento arquitetônico no pensamento de Gadamer. Primeiros Escritos, [S.l.], v. 10, n.1, p. 157-180, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.155630. Disponível em: https://revistas.usp.br/primeirosescritos/article/view/155630. Acesso em: 14 fev. 2025.

LUCCAS, Luís Henrique Haas. Da integração das artes ao desenho integral: interfaces da arquitetura no Brasil moderno. Arquitextos Vitruvius, São Paulo, ano 14, n. 160.02, set. 2013. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.160/4877. Acesso em: 14 fev. 2025.

MARTÍ ARÍS, Carlos. La cimbra y el arco. Madrid: Fundación Caja Arquitectos, 2005.

MURAKAMI, Haruki. O assassinato do comendador: o surgimento da IDEA. Tradução de Rita Kohl. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. v. 1.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. La Nation. Paris: Gallimard, 1987.

OKSMAN, Silvio. Preservação do patrimônio arquitetônico moderno: a FAU de Vilanova Artigas. 2011. Dissertação (Mestrado em Projeto, Espaço e Cultura) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2011.

PATIL, Manali. Influence of modern art on architecture of today. Re Thinking The Future, 2025. Disponível em: https://www.re thinkingthefuture.com/architectural-styles/a2992-influence-of-modern-art-on-architecture-of-today/. Acesso em: 28 jul. 2025.

PAVONI, Rosana. Casas museo: perspectivas para un nuevo rol en la cultura y en la sociedade, 2008. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9601999. Acesso em: 28 jul. 2025.

ROCHLITZ, Rainer. O desencantamento da arte: a filosofia de Walter Benjamin. Tradução de Maria Elena Ortiz. São Paulo: Edusc, 2003.

ROSA, Rafael Brener da. Arquitetura, a síntese das artes: um olhar sobre os pontos de contato entre arte e arquitetura na modernidade brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/88895. Acesso em: 28 jul. 2025.

SILVA NETO, Eurípedes Afonso da. Goiânia casa moderna: 1950.1960.1970. 2010. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

WESTERMAN, Richard. Lukács’s phenomenology of capitalism: reification revalued. London: Palgrave Macmillan, 2019.

Downloads

Publicado

17-12-2025 — Atualizado em 17-12-2025

Versões

Como Citar

ARNEGGER, Anna; SALVADOR MIRANDA, Cybelle. ATELIER MUNDURUCUS: ARTE E MEMÓRIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA MODERNISTA . Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 3, n. 12, p. 36–49, 2025. DOI: 10.35572/arql.v3i12.6689. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/6689. Acesso em: 18 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.