A ARQUITETURA MODERNA ATRAVÉS DE CROQUIS
UM RESGATE DE OBRAS SIMBÓLICAS
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6764Palavras-chave:
croqui, modernidade, modernidade paulista, modernidade carioca, arquitetura moderna pernambucanaResumo
Esta série propõe um resgate histórico e visual da arquitetura moderna brasileira, narrado através de uma série de croquis que ilustram obras emblemáticas. A coleção de desenhos, que segue uma linha temporal, oferece uma perspectiva sobre a evolução das ideias e formas que moldaram a modernidade no Brasil, com especial atenção às abordagens das escolas arquitetônicas Carioca, Paulista e de Recife.
Por meio da expressividade do traço livre, os croquis não apenas documentam edifícios icônicos, mas também capturam a essência de cada movimento, revelando as particularidades estilísticas e conceituais que definiram gerações de arquitetos e transformaram a paisagem urbana do país.
A narrativa visual inicia-se com os precursores da modernidade Le Corbusier e Mies Van Der Rohe, avançando pela consolidação da Escola Carioca, caracterizada pela liberdade plástica, a incorporação de curvas e a integração com a paisagem tropical. Em seguida, somos conduzidos à Escola Paulista, marcada pelo brutalismo, a valorização da técnica construtiva e a verdade dos materiais, expressa em obras como o edifício da FAU-USP. Por fim, a sequência se aprofunda na produção da Escola de Recife, que, embora menos difundida, apresenta uma rica síntese entre os princípios modernos e as particularidades do contexto nordestino, com soluções inovadoras para as condições climáticas locais, como pode ser observado nas obras do arquiteto Borsoi.
Ao justapor essas diferentes vertentes através da linguagem universal do croqui, esta série busca não apenas celebrar a riqueza e a diversidade da arquitetura moderna brasileira, mas também proporcionar uma ferramenta de análise que permite uma compreensão das influências, diálogos e rupturas que ocorreram ao longo da história da arquitetura nacional. Os desenhos, portanto, transcendem sua função meramente ilustrativa para se tornarem documentos que contam a história de um movimento que foi fundamental para a construção da identidade cultural do Brasil no século XX.
Esta mostragem foi desenvolvida como parte das minhas atividades como monitor na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 4 (THAU 4), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Disciplina ministrada pela professora Dra. Alcilia Afonso, durante o período letivo de 2025.1, a iniciativa buscou aprofundar o estudo da arquitetura moderna através da prática do desenho de observação, resultando na coletânea de croquis aqui apresentada.
Downloads
Referências
SOUZA, Antônio 2025
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antônio Lucas Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.



