MODERN ARCHITECTURE THROUGH SKETCHES
A RESCUE OF SYMBOLIC WORKS
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6764Keywords:
croqui, modernidade, modernidade paulista, modernidade carioca, arquitetura moderna pernambucanaAbstract
Esta série propõe um resgate histórico e visual da arquitetura moderna brasileira, narrado através de uma série de croquis que ilustram obras emblemáticas. A coleção de desenhos, que segue uma linha temporal, oferece uma perspectiva sobre a evolução das ideias e formas que moldaram a modernidade no Brasil, com especial atenção às abordagens das escolas arquitetônicas Carioca, Paulista e de Recife.
Por meio da expressividade do traço livre, os croquis não apenas documentam edifícios icônicos, mas também capturam a essência de cada movimento, revelando as particularidades estilísticas e conceituais que definiram gerações de arquitetos e transformaram a paisagem urbana do país.
A narrativa visual inicia-se com os precursores da modernidade Le Corbusier e Mies Van Der Rohe, avançando pela consolidação da Escola Carioca, caracterizada pela liberdade plástica, a incorporação de curvas e a integração com a paisagem tropical. Em seguida, somos conduzidos à Escola Paulista, marcada pelo brutalismo, a valorização da técnica construtiva e a verdade dos materiais, expressa em obras como o edifício da FAU-USP. Por fim, a sequência se aprofunda na produção da Escola de Recife, que, embora menos difundida, apresenta uma rica síntese entre os princípios modernos e as particularidades do contexto nordestino, com soluções inovadoras para as condições climáticas locais, como pode ser observado nas obras do arquiteto Borsoi.
Ao justapor essas diferentes vertentes através da linguagem universal do croqui, esta série busca não apenas celebrar a riqueza e a diversidade da arquitetura moderna brasileira, mas também proporcionar uma ferramenta de análise que permite uma compreensão das influências, diálogos e rupturas que ocorreram ao longo da história da arquitetura nacional. Os desenhos, portanto, transcendem sua função meramente ilustrativa para se tornarem documentos que contam a história de um movimento que foi fundamental para a construção da identidade cultural do Brasil no século XX.
Esta mostragem foi desenvolvida como parte das minhas atividades como monitor na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 4 (THAU 4), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Disciplina ministrada pela professora Dra. Alcilia Afonso, durante o período letivo de 2025.1, a iniciativa buscou aprofundar o estudo da arquitetura moderna através da prática do desenho de observação, resultando na coletânea de croquis aqui apresentada.
Downloads
References
SOUZA, Antônio 2025
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Antônio Lucas Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY NC ND, which allows the sharing of article with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of version of the article published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their research work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) once the editorial process has been completed, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of published article (See The Effect of Open Access);
4. It is not recommended to publish and distribute the article before its publication, as this may interfere with its blind peer review.



