Para além do pornográfico: uma história dos jornais eróticos brasileiros do grande século XIX

Autores

Palavras-chave: História da Literatura, Pornografia, Impressos de Oitocentos, História Cultural

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i0.1571

Analisamos a pornografia nos impressos brasileiros do grande século XIX com o objetivo de identificar o modo como a pornografia foi tomada em seu contexto de produção e circulação nos jornais pornográficos, partindo do lugar no qual o historiador da leitura e da literatura considera a apropriação e a representação do discurso de uma dada época. Essa identificação é possível se considerarmos os estudos da História da Literatura, bem como alguns conceitos da História Cultural como a noção de representação, apropriação, prática de leitura e comunidade leitora. Percebemos que a apropriação da pornografia nos impressos de oitocentos não se limita a sua função de excitar o leitor, pois no caso do jornal O Riso, nosso principal objeto de estudo, a pornografia aparece como instrumento de ataque político ao governo da época. Para verificarmos essa apropriação, foi necessário compreender os possíveis diálogos entre os jornais pornográficos do grande século XIX no tempo de sua enunciação, revelando elementos que nos permitem entender a representação de uma parte da comunidade leitora de oitocentos.

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Biografia do Autor

Natanael Duarte de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da
Paraíba. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
(UEADTec) da Universidade Federal Rural do Pernambuco.

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Publicado em

9 de outubro de 2023

Como Citar

AZEVEDO, N. D. de . Para além do pornográfico: uma história dos jornais eróticos brasileiros do grande século XIX. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. Especial, p. Port. 52– 66/ Eng. 53, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1408. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Trânsitos, Trocas e Transferências culturais