Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
Palabras clave: Criança, Literatura brasileira, Infância, Pobreza

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de analisar como a criança em situação de rua é representada por autores consagrados no campo literário. O texto tratará das primeiras personagens crianças na literatura brasileira, meninos pobres e oprimidos, em situação de rua, já vistos na literatura do século XVI ao século XX. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, trazemos uma discussão acerca da infância dentro de suas várias perspectivas, traçando um percurso histórico das crianças em situação de pobreza e de rua através da obra de autores consagrados aqui escolhidos a fim de compor o corpus de pesquisa. Engajada em questões sociais das mais diversas épocas, a literatura brasileira sempre representou, em maior ou menor grau, os impasses das sociedades vigentes. Demonstrando tal fato, A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, Capitães da Areia, de Jorge Amado e Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, são alguns exemplos disso. Dessas obras, muitas tratam dos chamados “excluídos” da sociedade – não sujeitos somente pobres, mas também considerados não-cidadãos – sem documentos ou lar. Simplesmente, pessoas não existentes. As crianças brasileiras de rua, nesse sentido, ignoradas por séculos, têm feito à sociedade lançar um novo olhar para tal cenário, não mais o reservando à subalternidade, visto que ignorar a problemática deixou de ser uma opção viável.

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Biografía del autor/a

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil. Mestranda em Linguagem e Ensino. Especialização em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho. Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).  

Maria Thais de Oliveira Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestra em Ensino (UERN). Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 

Francisco Roberto Diniz Araújo, Instituto Federal de Roraima

Universidad de Flores (UFLO), Buenos Aires, Argentina. Pós-doutor em Psicologia com Orientação em Metodologia da Investigação e Revisão (UFLO). Professor formador do Instituto Federal de Roraima (IFRR). 

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Publicado

agosto 31, 2023

Cómo citar

BRAZIL, P. N.; BATISTA, M. T. de O. .; ARAÚJO, F. R. D. . Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 310–325, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302781. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/724. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Artigos de temas livres