“Forbes destaca pastores mais ricos do brasil”: réplicas a enunciados concretos

Autores/as

  • Manassés Morais XAVIER Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro Farias FRANCELINO Universidade Federal da Paraíba
Palabras clave: Enunciado Concreto, Réplica, Religião Evangélica

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.227

O presente trabalho se orienta pelas contribuições da Análise Dialógica do Discurso e objetiva analisar, dialogicamente, as réplicas enunciadas por locutores e interlocutores em um contexto específico de comunicação e interação, a saber: a publicação, em janeiro de 2013, pela Revista Forbes de uma matéria sobre as fortunas dos cinco pastores evangélicos mais ricos do Brasil. Partimos da concepção de que cada enunciado é pleno de ecos e ressonâncias de outros enunciados com os quais está ligado pela identidade da esfera de comunicação discursiva. Cada enunciado deve ser visto, antes de tudo, como uma resposta aos enunciados precedentes de um determinado campo da criatividade ideológica. Neste sentido, os dados analisados evidenciam que as réplicas imprimem campos de criatividade ideológica diferentes que vão ao encontro da orientação social que locutores e interlocutores se filiam. Tal consideração aparentemente funciona como óbvia, mas abandona este estado quando compreendida como resultado de redes dialógicas que tecem, ao longo da história, a orientação do auditório social dos enunciados concretos que se estabelecem nos mais variados eventos discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

octubre 22, 2023

Cómo citar

XAVIER, M. M. .; FRANCELINO, P. F. . “Forbes destaca pastores mais ricos do brasil”: réplicas a enunciados concretos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 25–42, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1837. Acesso em: 26 may. 2024.

Sección

Dossiê Análise do Discurso