Um menino, uma árvore: representações sociais e repercussões para o ensino de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8367491
Palavras-chave: Educação pública, Ensino de literatura, Aluno empírico, Ser concreto, Humanização

Resumo

Os processos pedagógicos formais que acontecem na escola não estão alijados das condições objetivas dos sujeitos envolvidos e dos discursos que circulam socialmente. Os enunciados que dão materialidade a esses discursos têm, cada vez mais, dado primazia ao indivíduo em detrimento do social e valorizado um “conhecimento útil”. Isso, para a educação, cria, artificialmente, uma cisão entre contexto e aprendizagem e ignora as múltiplas dimensões da vida. Pensando nisso, este ensaio traz algumas reflexões sobre o ensino de literatura na escola pública brasileira, sob a perspectiva da humanização (SAVIANI, 2008; CANDIDO, 1999, 2004). Os apontamentos têm como ponto de partida a análise de uma reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo. O percurso argumentativo defende a tese de que as condições objetivas dos alunos da rede pública de ensino, a sublimação artificial de desafios coletivos em histórias de superação e de mérito individual e o ultrapragmatismo contemporâneo na pesquisa e nos documentos que balizam a educação colaboram para a valorização do aluno empírico e o apagamento do ser concreto. Por conseguinte, fragilizam-se o ensino de literatura, o processo de humanização e a formação de professores.

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Biografia do Autor

Nataniel Mendes da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Doutoramento em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho-Braga/Portugal. Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico.

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Publicado em

31 de março de 2022

Como Citar

SILVA, N. M. da. Um menino, uma árvore: representações sociais e repercussões para o ensino de literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 219–235, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8367491. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1096. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Ensaios