O insondável no fantástico contemporâneo: efeito perturbador em “Cuentecillo policíaco”, de Gabriel García Márquez
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1005
Este artigo visa analisar o insondável no fantástico contemporâneo no conto Cuentencillo policíaco (2008), do colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), relato que perturba o leitor quanto à ameaça do efeito fantástico ao romper os limites entre o real e o irreal na narrativa, no momento em que o corpo do senhor B chega em casa à seis e cinco da tarde, depois do seu dia de trabalho, abre a porta, entra com óculos posto, uma revista solicitada há uma hora antes por telefone por sua esposa, a senhora A, quando ele cai de bruços próximo a porta e a esposa percebe que ele está morto. O médico constata, pouco tempo depois de chamado, que ele morreu a pelo menos oito horas. Causando questionamentos, tanto nas personagens, quanto no leitor, o que os estudiosos chamam de violação das leis da realidade. Para esta análise, utiliza-se, principalmente, algumas ideias referentes ao gênero fantástico de Alazraki (2001), Ceserani (2006), Roas (2013), dentre outros. Deste modo, constata-se que a ameaça do fantástico está ligada ao medo, emocional e/ou intelectual, no fantástico tradicional, dos séculos XVIII e XIX, e/ou contemporâneo, criando a dúvida, a instabilidade do real, a quebra das normas da sociedade, adaptando-se, por assim dizer, a nova realidade que se faz.
Downloads
Referências
ALAZRAKI, J. ¿Qué es lo neofantástico? In: ROAS, D. (Org.). Teorías de lo fantástico. Madri: Arco/Libros, 2001. p. 265-282.
BÉCQUER, G. A. Leyendas/Lendas. Tradução Antonio R. Esteves. Brasília: Embajada de España. Consejería de Educación, 2005.
BENJAMIN, W. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. v. 1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240.
CALVINO, Í. (Org.). Contos fantásticos do século XIX: O fantático visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Cia. das Letras, 2011.
CASARES, A. B. Prólogo. In: BORGES, J. L.; CASARES, A. B.; OCAMPO, S. (Orgs.). Antologia da literatura fantástica. Tradução Josely Vianna Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 9-19.
CESERANI, R. O Fantástico. Tradução Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Editora UFPR; Londrina: Eduel, 2006.
CHIAMPI, I. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CORTÁZAR, J. Casa tomada. In: BORGES, J. L.; CASARES, A. B.; OCAMPO, S. (Orgs.). Antologia da literatura fantástica. Tradução Josely Vianna Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 151-156.
FREUD, S. O inquietante (1919). In: ______. Obras completas volume 14: História de uma neurose infantil (O homem dos lobos), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 328-376.
______. Totem e tabu: algumas concordâncias entre a vida psíquica dos homens primitivos e a dos neuróticos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. Cuentecillo policíaco. In: ______. Textos costeños I. Buenos Aires: Debolsillo, 2008. p. 315-317.
LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura. Tradução Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2012.
MOLINO, J. Le Fantastique entre l’oral et l’écrit. Tradução Ana Luiza Silva Camarani. Europe: Les fantastiques, n. 611, p. 3-122, 1980.
ROAS, D. A ameaça do fantástico: Aproximações teóricas. Tradução Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
RODRIGUES, S. C. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.
RUBIÃO, M. A fila. In: ______. Contos reunidos. São Paulo: Ática, 1998. p. 195-210.
SILVA, A. M. da. Literatura Inglesa para Brasileiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
TODOROV, T. A Narrativa Fantástica. In: ______. As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
______. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.