FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR

A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443747
Palavras-chave: Formação de professores no ensino superior, Pedagogia Universitária, Docência Universitária

Resumo

Este estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação (CAPES), integra uma proposta vinculada à Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores-RIDEP, que abarca um projeto financiado pela FAPEMIG-02/2018 Programa Pesquisador Mineiro. Objetiva   dialogar   e provocar reflexões acerca da complexidade da docência universitária. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com foco na investigação e discussão das temáticas “Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior” e “Pedagogia Universitária”. O referencial teórico constitui-se a partir da seleção de artigos disponíveis no Google Acadêmico e Scielo, com a utilização de termos referentes às temáticas da pesquisa. Partiu-se da premissa de que a formação de professores universitário deve considerar os preceitos da Pedagogia Universitária, que discute, principalmente, a atuação didático-pedagógica dos docentes. Os autores mostram resultados que evidenciam discussões que podem gerar reflexões: a legislação  brasileira, referente ao ensino superior, não exige formação didático-pedagógica, direcionam essa responsabilidade para cursos de pós-graduação que nem sempre oferecem essa formação; a docência universitária  tem-se  constituído a partir do ideal de que: “quem sabe fazer sabe ensinar”; é comum  a existência de fragilidades que envolvem a profissão docente, ao mesmo tempo em que se observa resistência por parte dos professores para processos de formação.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

VIEIRA, G. M. .; VIEIRA , V. M. de O. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 55–67, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443747. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2135. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Dossiê