FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443747Resumen
Este estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação (CAPES), integra uma proposta vinculada à Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores-RIDEP, que abarca um projeto financiado pela FAPEMIG-02/2018 Programa Pesquisador Mineiro. Objetiva dialogar e provocar reflexões acerca da complexidade da docência universitária. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com foco na investigação e discussão das temáticas “Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior” e “Pedagogia Universitária”. O referencial teórico constitui-se a partir da seleção de artigos disponíveis no Google Acadêmico e Scielo, com a utilização de termos referentes às temáticas da pesquisa. Partiu-se da premissa de que a formação de professores universitário deve considerar os preceitos da Pedagogia Universitária, que discute, principalmente, a atuação didático-pedagógica dos docentes. Os autores mostram resultados que evidenciam discussões que podem gerar reflexões: a legislação brasileira, referente ao ensino superior, não exige formação didático-pedagógica, direcionam essa responsabilidade para cursos de pós-graduação que nem sempre oferecem essa formação; a docência universitária tem-se constituído a partir do ideal de que: “quem sabe fazer sabe ensinar”; é comum a existência de fragilidades que envolvem a profissão docente, ao mesmo tempo em que se observa resistência por parte dos professores para processos de formação.
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