UM ESTUDO SOBRE O PERFIL TECNOPEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS DO SÉCULO XXI:

VOCÊ É TECNOFÓBICO, TECNOFÍLICO OU TECNOSTÊNICO?

Autores/as

  • Fábio Rodrigo Bezerra de Lima Instituto Federal do Ceará
  • Áurea Suely Zavam Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palabras clave: Tecnologias digitais. Formação de professores. Perfil do professor.

Resumen

Diversas nomenclaturas provêm de pesquisas que relacionam as gerações e as tecnologias digitais: geração digital, geração X, Y, residentes digitais, entre outras (WHITE, 2008; TAPSCOTT, 2010; PRENSKY, 2012). No entanto, embora já haja pesquisas sobre a relação que os professores mantêm com as tecnologias digitais em sua vida pessoal e profissional (SAITO, 2011; FERONATO, 2012; SELBER, 2014; REIFF, 2019), se faz necessário uma investigação de um tema em constante transformação. Para tanto, neste trabalho é feita uma contextualização histórica de dois perfis, denominados “tecnopedagógicos”, conhecidos como tecnofóbicos e tecnofílicos (DEMO, 2009; RONIT, 2011; LAM, 2015) para em seguida ser proposto um terceiro termo chamado de “tecnostênico” com o intuito de abranger um terceiro perfil de usuários e investigar se essa relação influencia ou é influenciada pela prática docente. A partir de dados coletados com professores do Instituto Federal do Ceará, e de análise qualitativa desses resultados, se identificou a percepção em relação à incorporação tecnológica, concluindo que há defluência no que tange os três perfis e no que podem acarretar na prática docente, bem como o que pode ser feito para uma mudança mais ampla no ato laboral docente.

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Citas

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ARAÚJO, J. C. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 79-92, jan./jun. 2007.

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Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

LIMA, F. R. B. de .; ZAVAM, Áurea S. . UM ESTUDO SOBRE O PERFIL TECNOPEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS DO SÉCULO XXI: : VOCÊ É TECNOFÓBICO, TECNOFÍLICO OU TECNOSTÊNICO?. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 07–24, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3446. Acesso em: 25 nov. 2024.

Sección

Dossiê