INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13698835Resumen
Desde 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem avançado na sua internacionalização, ampliando acordos de cooperação com países de diversos continentes. Com a crescente importância do espanhol nessas cooperações, surgiu a necessidade de cursos focados na escrita acadêmica em espanhol. Este artigo explora a relevância desses programas de capacitação, começando pela política linguística do IFRN e sua relação com a internacionalização. Em seguida, aborda o ensino de espanhol acadêmico e atividades do curso "Producción textual de géneros académicos escritos en lengua española", analisando suas implicações para a internacionalização. O curso tem como objetivo capacitar servidores para a produção de textos acadêmicos em espanhol e, além de apoiar a participação em eventos internacionais e aumentar as possibilidades de publicação, o curso reflete a política linguística do IFRN, que visa promover a proficiência em línguas estrangeiras e facilitar a integração global e local.
Descargas
Citas
BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. Organização: HOFFMAGEL, Judith Chambliss; DIONÍSIO, Ângela Paiva. São Paulo: Cortez, 2007.
CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
CESTEROS, Susana Pastor. Español académico como LE/L2: destrezas, competencias y movilidad universitaria. Nova York: Routledge, 2023.
IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14/05/2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019-2026. Natal, 2019.
IFRN. Resolução 94/2022 - CONSUP/IFRN - Política Linguística no âmbito do IFRN. 2022.
LAGARES, X. C. Qual política lingüística?: desafíos glotopolíticos contemporáneos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2018.
LIMA, Samuel de Carvalho. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. e12004, set. 2021. ISSN 2447-1801. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004>. Acesso em: 20 jun. 2024. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004.
RODRÍGUEZ, María Luisa Regueiro. RIVERA, Daniel M. Sáez. El español académico: Guía práctica para la elaboración de textos académicos. Madrid: Arco Libros, 2015.
SAINZ, Laura Ramírez . El Español académico como segunda lengua en el ámbito universitario. Enseñar a escribir en Español académico. In: Luján , Agustín Vera; Martínez, Inmaculada Martínez. El español en contextos específicos: enseñanza e investigación. Espanha: Fundación Comillas, 2010.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.