INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13698835
Keywords: Internacionalização, Espanhol acadêmico, IFRN

Abstract

Desde 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem avançado na sua internacionalização, ampliando acordos de cooperação com países de diversos continentes. Com a crescente importância do espanhol nessas cooperações, surgiu a necessidade de cursos focados na escrita acadêmica em espanhol. Este artigo explora a relevância desses programas de capacitação, começando pela política linguística do IFRN e sua relação com a internacionalização. Em seguida, aborda o ensino de espanhol acadêmico e atividades do curso "Producción textual de géneros académicos escritos en lengua española", analisando suas implicações para a internacionalização. O curso tem como objetivo capacitar servidores para a produção de textos acadêmicos em espanhol e, além de apoiar a participação em eventos internacionais e aumentar as possibilidades de publicação, o curso reflete a política linguística do IFRN, que visa promover a proficiência em línguas estrangeiras e facilitar a integração global e local.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. Organização: HOFFMAGEL, Judith Chambliss; DIONÍSIO, Ângela Paiva. São Paulo: Cortez, 2007.

CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.

CESTEROS, Susana Pastor. Español académico como LE/L2: destrezas, competencias y movilidad universitaria. Nova York: Routledge, 2023.

IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14/05/2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019-2026. Natal, 2019.

IFRN. Resolução 94/2022 - CONSUP/IFRN - Política Linguística no âmbito do IFRN. 2022.

LAGARES, X. C. Qual política lingüística?: desafíos glotopolíticos contemporáneos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2018.

LIMA, Samuel de Carvalho. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. e12004, set. 2021. ISSN 2447-1801. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004>. Acesso em: 20 jun. 2024. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004.

RODRÍGUEZ, María Luisa Regueiro. RIVERA, Daniel M. Sáez. El español académico: Guía práctica para la elaboración de textos académicos. Madrid: Arco Libros, 2015.

SAINZ, Laura Ramírez . El Español académico como segunda lengua en el ámbito universitario. Enseñar a escribir en Español académico. In: Luján , Agustín Vera; Martínez, Inmaculada Martínez. El español en contextos específicos: enseñanza e investigación. Espanha: Fundación Comillas, 2010.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.

Published

September 5, 2024

How to Cite

VENÂNCIO DA SILVA, B. R. C.; FALCÃO, C. A.; SILVA, G. M. INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 23–37, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13698835. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3322. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Fluxo contínuo