PROPOSTA DE TRABALHO COM A HISTORICIDADE DOS TEXTOS:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA ENTREVISTA MEMORIALÍSTICA ORAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10322834Resumen
O gênero de texto entrevista tem sido considerado um importante objeto de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, como pode ser observado em materiais didáticos, em estudos científicos (Costa-Maciel, 2008; Magalhães, Silva, Oliveira, 2012) e em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Mas, se, por um lado, a entrevista é tomada como um importante gênero oral a ser ensinado; por outro, um trabalho que contemple sua historicidade enquanto texto ainda não é comum. Sabendo, então, da necessidade de estudos que se voltem para essa perspectiva, propomos, a partir de um diálogo entre princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2003; Dolz, Schneuwly, 2004) e das Tradições Discursivas (TD) (Oesterreicher, 2002; Zavan, Dolz, Gomes, 2022), refletir sobre possibilidades de didatização de uma entrevista do tipo memorialística oral disponibilizada em 1969 com o então jogador de futebol Pelé. Este estudo aponta, portanto, para algumas proposições de trabalho com o gênero entrevista memorialística que, articulando as práticas de linguagem, exploram elementos como o tema, o contexto sócio-histórico e as tradições discursivas no ensino de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Gênero oral entrevista memorialística. Tradições Discursivas. Sequência Didática.
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