PROPOSTA DE TRABALHO COM A HISTORICIDADE DOS TEXTOS:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA ENTREVISTA MEMORIALÍSTICA ORAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10322834
Keywords: Gênero oral entrevista memorialística., Tradições Discursivas., Sequência Didática.

Abstract

O gênero de texto entrevista tem sido considerado um importante objeto de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, como pode ser observado em materiais didáticos, em estudos científicos (Costa-Maciel, 2008; Magalhães, Silva, Oliveira, 2012) e em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Mas, se, por um lado, a entrevista é tomada como um importante gênero oral a ser ensinado; por outro, um trabalho que contemple sua historicidade enquanto texto ainda não é comum. Sabendo, então, da necessidade de estudos que se voltem para essa perspectiva, propomos, a partir de um diálogo entre princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2003; Dolz, Schneuwly, 2004) e das Tradições Discursivas (TD) (Oesterreicher, 2002; Zavan, Dolz, Gomes, 2022), refletir sobre possibilidades de didatização de uma entrevista do tipo memorialística oral disponibilizada em 1969 com o então jogador de futebol Pelé. Este estudo aponta, portanto, para algumas proposições de trabalho com o gênero entrevista memorialística que, articulando as práticas de linguagem, exploram elementos como o tema, o contexto sócio-histórico e as tradições discursivas no ensino de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Gênero oral entrevista memorialística. Tradições Discursivas. Sequência Didática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Letras/Área Língua Portuguesa

References

ALVES FILHO, Stênio Bouças; GOMES, Valéria Severina. “Significando-lhe o devido pezame” em notas de falecimento: tradição discursiva, historicidade do texto, da língua e outras histórias. História/s e historiografia/s de línguas. v. 10, n.30. set./dez. 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2004.

BOËR, D. Le roman historique : pour une modélisation didactique d’un genre scolarisé via la littérature de jeunesse. Eutomia. Recife, 29(1), Out. 2021, p. 59-76.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso: 17/07/2023.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem. Textos e discursos. Tradução de Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes M. Matêncio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

DE PIETRO, J.-F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, v. 39/40, p. 100-129, 1996/1997.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.

COSTA-MACIEL, D. A. G. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: MENDONÇA,

M. (Org.). Diversidade textual: proposta para a sala de aula. MEC-CEEL, 2008, v. 1, p. 179-196.

COSERIU, E. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança linguística. Rio de Janeiro, RJ: Presença/USP, 1979.

ANDRADE, M. L. C. V.; GOMES, V. S. Tradições Discursivas: reflexões conceituais. In: CASTILHO, A. (Coord. geral). GOMES, V. S.; ANDRADE, M. L. C. V. (Coord.). História do português brasileiro: tradições discursivas do português brasileiro: constituição e mudança dos gêneros discursivos. São Paulo: Contexto, 2018, p. 23-43.

LEURQUIN, E. V. L. F.; GONDIM, A. A. L. A coerência interativa no discurso político de posse e sua didatização em sala de aula da Educação Básica. Eutomia. Recife, 29(1), Out. 2021, p. 76-96.

LIMA, G. H. S; PARAHYBA, F. D. O debate político: Um gênero para o ensino da oralidade. Eutomia. Recife, 29(1), Out. 2021, p. 97-116.

LUNA, E. A. A.; LIMA, H. K. C. Possibilidades de trabalho com as Tradições Discursivas na aula de português: considerações a partir das habilidades da BNCC-EM. Eutomia. Recife, 29(1), Out. 2021, p. 117-140.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.

MAGALHÃES, T. G.; SILVA, M. D. da; OLIVEIRA, P. M. de. O gênero entrevista em manuais didáticos de Língua Portuguesa. Raído. Dourados, MS, v. 6, n. 11, p. 55-72, jan./jun. 2012.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: 2010.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.) Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.

REINALDO, M. A.; BEZERRA, M. A. Do conceito de sequência didática ao de projeto didático de gênero no âmbito do ensino de português - língua materna. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 37-62, jan./jun. 2019, p. 37-62.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 61-78.

ZAVAM, A.; DOLZ, J.; GOMES, V. A historicidade no ensino de gêneros de texto: um projeto de internacionalização da pesquisa em Língua Portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 44, e62442, 2022.

Published

December 9, 2023

How to Cite

LIMA, H. K. C. de; LUNA, E. Ávila dos A. . PROPOSTA DE TRABALHO COM A HISTORICIDADE DOS TEXTOS: : UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA ENTREVISTA MEMORIALÍSTICA ORAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 4, p. 58–71, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10322834. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1995. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê