A IMAGINAÇÃO COMO RESISTÊNCIA:

A VULNERABILIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE EM ANNE DE GREEN GABLES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13561057
Keywords: Literatura Juvenil, Vulnerabilidade Social, Imaginação, Criatividade, Bildungsroman

Abstract

Anne de Green Gables, publicado em 1908 no Canadá, é um marco literário importante na representação de adolescentes. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da imaginação juvenil frente a situações de vulnerabilidade social, assim como os fatores constitutivos de uma mentalidade criativa e como tais aspectos são evidenciados na obra literária. A personagem título precisa aprender a lutar contra as desigualdades e o abandono, e será sua imaginação, alimentada por referências literárias, que lhe dará as ferramentas necessárias para a construção de sua identidade. Os principais referenciais teóricos são Michèle Petit (2008; 2009), Wilma Patricia Maas (2000), Teresa Andruetto (2012), entre outros.  Em conclusão, tem-se a comprovação da função essencial da literatura no processo de formação do imaginário juvenil e a definição de que esse simboliza a chave para a fuga de uma realidade adversa, o que resulta na resistência da jovem Anne frente a situações de vulnerabilidade social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU)

Graduanda em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU). Área de atuação e interesse: Estudos Literários e Teoria da Literatura.  

Pedro Afonso Barth, Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU).

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM\2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Professor Adjunto-A vinculado ao Núcleo de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa (NUCLIT) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor colaborador na Universidade estadual de Maringá(UEM), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio e na Universidade do Oeste do Paraná, (UNIOESTE), campus de Marechal Candido Randon. Pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil, Literatura Infantil, Sagas Fantásticas, Formação de Leitores, Letramento Literário, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Multimodalidade.

References

ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma Literatura sem adjetivos. Tradução: Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

AZEVEDO, Fernando; BARROS, Lúcia. Literatura infantil e temas difíceis: mediação e recepção. Em aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 77-92, maio/ago. 2019.

CRUVINEL, Larissa Warzocha Fernandes. Narrativas Juvenis Brasileiras: em busca da especificidade do gênero. Tese (Doutorado em Letras e Linguística), 2009. Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

GAMA-KHALIL, Marisa; BORGES, Liliân Alves. A mirada interna nas tramas das literaturas para crianças e jovens. In: GAMA-KHALIL, Marisa; BORGES, Liliân Alves. OLIVEIRA-IGUMA, Andreia (Org.) “Espiar pra dentro”: os temas fraturantes e a reelaboração dos sujeitos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias: Editora Unesp: São Paulo, 2022.

MAAS, Wilma Patrizia. O cânone mínimo: O Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora Unesp. 2000.

MINISTÉRIO do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2004). Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004. Norma Operacional Básica - NOB/SUAS. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

MONTGOMERY, Lucy Maud. Anne de Green Gables. Tradução: João Sette Camara. 1.ed. Jandira: Principis, 2021. E-book.

PETIT, Michèle. A Arte de Ler: ou como resistir à adversidade. Tradução: Arthur Bueno e Camila Boldrini. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2008.

PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: quatro exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1990.

VISCONTI, Priscila. Anne de Green Gables - Uma garota tagarela, cheia de sonhos e atitudes. O Barquinho Cultural, São Paulo, 29 de abril de 2020. Disponível em: https://obarquinhocultural.com/2020/04/29/anne-de-green-gables-uma-garota-tagarela-cheia-de-sonhos-e-atitudes/. Acesso em: 20 out. 2023.

Published

April 30, 2024

How to Cite

ARAÚJO, L.; BARTH, P. A. A IMAGINAÇÃO COMO RESISTÊNCIA: : A VULNERABILIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE EM ANNE DE GREEN GABLES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 39–53, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13561057. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2199. Acesso em: 3 nov. 2024.

Section

Dossiê