A IMAGINAÇÃO COMO RESISTÊNCIA:
A VULNERABILIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE EM ANNE DE GREEN GABLES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13561057Abstract
Anne de Green Gables, publicado em 1908 no Canadá, é um marco literário importante na representação de adolescentes. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da imaginação juvenil frente a situações de vulnerabilidade social, assim como os fatores constitutivos de uma mentalidade criativa e como tais aspectos são evidenciados na obra literária. A personagem título precisa aprender a lutar contra as desigualdades e o abandono, e será sua imaginação, alimentada por referências literárias, que lhe dará as ferramentas necessárias para a construção de sua identidade. Os principais referenciais teóricos são Michèle Petit (2008; 2009), Wilma Patricia Maas (2000), Teresa Andruetto (2012), entre outros. Em conclusão, tem-se a comprovação da função essencial da literatura no processo de formação do imaginário juvenil e a definição de que esse simboliza a chave para a fuga de uma realidade adversa, o que resulta na resistência da jovem Anne frente a situações de vulnerabilidade social.
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