A IMAGINAÇÃO COMO RESISTÊNCIA:

A VULNERABILIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE EM ANNE DE GREEN GABLES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13561057
Palavras-chave: Literatura Juvenil, Vulnerabilidade Social, Imaginação, Criatividade, Bildungsroman

Resumo

Anne de Green Gables, publicado em 1908 no Canadá, é um marco literário importante na representação de adolescentes. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da imaginação juvenil frente a situações de vulnerabilidade social, assim como os fatores constitutivos de uma mentalidade criativa e como tais aspectos são evidenciados na obra literária. A personagem título precisa aprender a lutar contra as desigualdades e o abandono, e será sua imaginação, alimentada por referências literárias, que lhe dará as ferramentas necessárias para a construção de sua identidade. Os principais referenciais teóricos são Michèle Petit (2008; 2009), Wilma Patricia Maas (2000), Teresa Andruetto (2012), entre outros.  Em conclusão, tem-se a comprovação da função essencial da literatura no processo de formação do imaginário juvenil e a definição de que esse simboliza a chave para a fuga de uma realidade adversa, o que resulta na resistência da jovem Anne frente a situações de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Luana Vitória Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU)

Graduanda em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU). Área de atuação e interesse: Estudos Literários e Teoria da Literatura.  

Pedro Afonso Barth, Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL- UFU).

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM\2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Professor Adjunto-A vinculado ao Núcleo de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa (NUCLIT) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor colaborador na Universidade estadual de Maringá(UEM), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio e na Universidade do Oeste do Paraná, (UNIOESTE), campus de Marechal Candido Randon. Pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil, Literatura Infantil, Sagas Fantásticas, Formação de Leitores, Letramento Literário, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Multimodalidade.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

ARAÚJO, L.; BARTH, P. A. A IMAGINAÇÃO COMO RESISTÊNCIA: : A VULNERABILIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE EM ANNE DE GREEN GABLES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 39–53, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13561057. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2199. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Dossiê