O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445181Abstract
O texto é resultado de pesquisa documental e tem como objetivo apresentar e analisar a funcionalidade do modelo organizacional do estágio curricular desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), destacando sua identidade de incentivo a inovações no contexto da formação inicial de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA). O percurso metodológico da pesquisa compreendeu a análise de documentos institucionais da UFPA e da referida escola. Os resultados revelam que a EAUFPA funciona como espaço educacional que incentiva inovações pedagógicas em seu campo de estágio, cujo momento formativo é gerido por uma coordenação que, na instituição, planeja e orienta ações direcionadas ao estágio dos cursos de licenciatura da UFPA. A pesquisa atribui destaque à inovação pedagógica e sugere a necessidade de aprendizagem refletida desse fenômeno na formação inicial docente, em especial no estágio curricular, por meio de ações que visem qualificar profissionalmente a atuação de futuros professores na escolarização básica.
Downloads
References
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 09 abr. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf.> Acesso em: 31 jan.2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 29 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 06 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Repensando as Escolas de Aplicação: plano decenal de Educação Para Todos (1993-2003). Brasília: MEC, 1993.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA. Plano de Desenvolvimento da Escola de Aplicação da UFPA. 2018. Disponível em: <http://www.proplan.ufpa.br/images/conteudo/proplan/pdu/especiais/escola_de_aplicacao.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2023.
ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA. Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação. Aprovado na Resolução n. 4.905, de 21 de março de 2017.
FERRETTI, C. J. A inovação na perspectiva pedagógica. In: GARCIA, W. Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1995, p. 61-90.
FULLAN, M. Los nuevos significados del cambio en la educación. 2. ed. Barcelona: Octaedro, 2012.
KENSKI, V. M. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, S. C. B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012.
NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (coord.). As organizações escolares em análise. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 13-42.
PACHECO, J. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. São Paulo: Editora Vozes, 2019.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
RODRIGUES, M. A. Quatro visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 1009-1034, out.-dez. 2013.
SÉRE, M-G. La enseñanza en el laboratorio. ¿Qué podemos aprender en términos de conocimiento práctico y de actitudes hacia la ciencia? Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 20, n. 3, p. 357-368, 2002.
SILVESTRE, M. A. Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 34, p. 835-861, set./dez. 2011.
THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
UFPA. Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2025). Disponível em:
<https://portal.ufpa.br › images › docs › PDI_2016-2025>. Acesso em: 20 jan. 2023.
UFPA. Regimento Geral. Publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, 2006. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/images/docs/regimento_geral.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.