O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445181Resumen
O texto é resultado de pesquisa documental e tem como objetivo apresentar e analisar a funcionalidade do modelo organizacional do estágio curricular desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), destacando sua identidade de incentivo a inovações no contexto da formação inicial de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA). O percurso metodológico da pesquisa compreendeu a análise de documentos institucionais da UFPA e da referida escola. Os resultados revelam que a EAUFPA funciona como espaço educacional que incentiva inovações pedagógicas em seu campo de estágio, cujo momento formativo é gerido por uma coordenação que, na instituição, planeja e orienta ações direcionadas ao estágio dos cursos de licenciatura da UFPA. A pesquisa atribui destaque à inovação pedagógica e sugere a necessidade de aprendizagem refletida desse fenômeno na formação inicial docente, em especial no estágio curricular, por meio de ações que visem qualificar profissionalmente a atuação de futuros professores na escolarização básica.
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