O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO GÊNERO DEBATE REGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580100
Palavras-chave: Oralidade. Debate regrado. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo integra uma dissertação de mestrado desenvolvida a partir das pesquisas e diálogos no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia (GALPDA/CNPq), iniciadas no primeiro semestre de 2021. O estudo propõe uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da oralidade em práticas de situações reais por meio de uma abordagem didático-pedagógica baseada no gênero discursivo ‘debate regrado’ em uma turma de 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública municipal em Ananindeua/PA. O objetivo geral é examinar a influência do gênero debate regrado no desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, utilizando como tema central as Fake News. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Volóchinov (2019[1926]); Bakhtin (2016[1979]); Dolz e Schneuwly (2004); Carvalho e Ferrarezi (2014); Geraldi (2012); Kleiman (2007); Freire (2013) dentre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, com viés teórico-metodológico a partir do gênero discursivo debate regrado.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina França dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras – Profletras/UFPA. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Doutora em Educação pela mesma IES (PPGED/UFPA). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com pesquisas que envolvem práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e decolonial e na formação docente. É líder do grupo de pesquisa sobre Alfabetização, Letramentos e práticas docentes na Amazônia – GALPDA (IEMCI/UFPA/CNPq). Atualmente, é vice- coordenadora do PPPGL (UFPA) e coordena o Projeto de Pesquisa “Práticas decoloniais na Formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autoria” (IEMCI/PPGDOC/PROFLETRAS/PPGL/UFPA) e autora e dos projetos de pesquisa e extensão que tiveram Reconhecimento internacional na América Latina e Caribe em Inovação na Formação docente (PREDALC/2018). 

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Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

GABRIEL GARCIA DO AMARAL, L.; CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS, I. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO GÊNERO DEBATE REGRADO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 101–119, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580100. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3729. Acesso em: 8 jan. 2025.

Seção

Dossiê