UM OLHAR PARA O CENÁRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRINHOS EM FORTALEZA, CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14582200
Palavras-chave: quadrinhos, ensino, aprendizagem

Resumo

Este estudo reflete uma preocupação acadêmica em entender a dinâmica do ensino e aprendizagem de quadrinhos em Fortaleza, Ceará. Algumas perguntas perpassam a investigação: quais são os espaços de formação desta linguagem, seja na rede pública ou privada? Quais são seus conteúdos e seus públicos? Esses programas se irradiam para outras cidades cearenses além da capital? Objetivamos identificar esses espaços e compreender seus perfis, bem como suas atribuições e relevância para o ensino local de quadrinhos, com uma metodologia conformada a partir de uma análise das estruturas dos cursos. Essa abordagem visa não apenas descrever esses achados, mas também analisar criticamente o papel do ensino de quadrinhos na formação cultural e artística dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento e valorização dessa linguagem no contexto educacional, profissional e social da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lya Brasil Calvet, Unichristus

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na interseção entre quadrinhos, semiótica e obras abertas (2024). Especialista em Arte-Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, 2023). Possui graduação em Design (UFC, 2019) e experiência como professora substituta no mesmo curso (2022-2023), na área de Projeto. Desde 2022, integra o grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e colabora com o planejamento, a comunicação e a execução de diversas atividades do grupo, como o curso extensionista Oficina de Quadrinhos, no qual também atua como professora no módulo de Desenho. Entre os anos de 2017 e 2019, fez parte da equipe de pesquisa Metadisciplina, que resultou na criação de uma abordagem didática com o mesmo nome e na produção do livro "Metadisciplina: design, didática e semiótica na educação"(2021). Atualmente, é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus e no Estúdio Daniel Brandão. Em paralelo às atividades de pesquisa e de ensino-aprendizagem, realiza trabalhos no campo do design, da ilustração e dos quadrinhos.

Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ICA/UFC) com a pesquisa sobre as confluências narratológicas a partir do quadrinho "Sandman", de Neil Gaiman. Mestre em Comunicação (2024) pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM UFC) com a dissertação "O tempo, o espaço e o cotidiano: uma análise sobre Abbas Kiarostami e Jiro Taniguchi". Faz parte do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e do Paralaxe: Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, possui interesse por pesquisa em cinema, histórias em quadrinhos, literatura e videogames.

Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará

Professor-Associado III do curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC). Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Experiência na área de Comunicação e Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso e da enunciação jornalísticos, imprensa, infografia, narratologia, ficção, cinema, quadrinhos e teoria da Comunicação. Coordenador do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos - UFC. Membro do júri do Troféu HQMix para trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos.

Referências

ALBUQUERQUE, P. V. M.; MARINHO, M. G. S. M. C.; NERY, J. E. Análise da Pesquisa em HQs no Brasil: a contribuição da ECA-USP. Intexto, Porto Alegre, n. 52, e- 103980, pp. 1-26, 2021. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/download/103980/63754/481886. Acesso em: 20 dez. 2023.

AMBIENTE Virtual de Aprendizagem da Fundação Demócrito Rocha. Curso: Curso Livre Básico de Histórias em Quadrinhos (2ª edição). 2024. Disponível em: https://cursos.fdr.org.br/course/view.php?id=74. Acesso em 27 mar. 2024.

BARBIERI, D. Los Lenguajes del Cómic. Barcelona; Buenos Aires; México: Paidós, 1993.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries): Arte. Brasília, MEC, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries): Língua portuguesa. Brasília, MEC, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries): Arte. Brasília, MEC, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

COSTA, Geraldo Jesuíno da; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Oficina de Quadrinhos da UFC: 34 anos de uma ópera em dois atos. In: NETTO, Raymundo (org.). História das Histórias em Quadrinhos no Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018. p. 117-149.

CURSO Básico de Histórias em Quadrinhos. 2024. Fundação Demócrito Rocha (FDR) Disponível em: https://cursos.fdr.org.br/mod/book/view.php?id=2426&chapterid=2487. Acesso em: 13 maio 2024.

EDITORA MINO. PROJETO NARRATIVAS PERIFÉRICAS 2023. Disponível em: https://editoramino.com/publicacoes/21-porque-me-sinto-pessimo/. Acesso em: 29 maio 2024.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ESTÚDIO Daniel Brandão. Instagram, 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C6PZyTrtvUA/?img_index=1. Acesso em: 30 maio 2024.

FORTALEZA, Prefeitura de. Prefeitura de Fortaleza abre seleção de jovens para Laboratório Criativo de Quadrinhos da Rede Cuca. 2023. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-abre-selecao-de-jovens-para-laboratorio-criativo-de-quadrinhos-da-rede-cuca. Acesso em: 27 mar. 2024.

FORTALEZA, Prefeitura de. EDITAL Nº 04 – CG Nº 04/2023 SELEÇÃO PARA O LABORATÓRIO CRIATIVO DE QUADRINHOS DA REDE CUCA - 2024. 11 abr. 2024. Disponível em: https://selecaojuventude.fortaleza.ce.gov.br/arquivo/arquivo_selecao/nome:e766570141cdbf82c52ec9d7629511a8.pdf. Acesso em: 27 mai. 2024.

FORTALEZA, Prefeitura de. Rede Cuca inicia o mês de agosto com cerca de mil vagas. 2014. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/rede-cuca-inicia-o-mes-de-agosto-com-cerca-de-mil-vagas. Acesso em: 29 maio 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOIDA; KLEINERT, A. Enciclopédia dos Quadrinhos. Porto Alegre: L&PM, 2011.

HATFIELD, C. Indiscipline, or, The Condition of Comics Studies. Transatlantica, 1 | 2010, disponível em http://journals.openedition.org/transatlantica/4933. Acesso em 10 fev. 2024.

LUCAS, R. J. L. As bases do ensino de infografia nos cursos de Jornalismo: a convergência entre Estatística, Cartografia e Quadrinhos. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 3, n. 12, p. 1-22, jun, 2018.

LUYTEN, S. M. B. Cultura Pop Japonesa: mangá e animê. São Paulo: Hedra, 2005.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.

OFICINA de Quadrinhos UFC. Disponível em: https://oficinadequadrinhos.wixsite.com/site/oficina. Acesso em: 13 maio 2024.

OFICINA DE QUADRINHOS. Histórias em quadrinhos: expressões e produções possíveis. Fortaleza, 15 abr. 2023. Oficina de Quadrinhos UFC.

REDE CUCA (Fortaleza). A juventude do “Laboratório Criativo de Quadrinhos” da Rede Cuca está confirmadíssima na CCXP 2023, que acontece nos dias 30/11 a 03/12, em São Paulo. Fortaleza, 24 nov. 2023. Instagram: @redecucaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0Cy1fyPIYI/. Acesso em: 13 maio 2024.

REDE CUCA (Fortaleza). Preparem-se! Vem aí mais uma edição do Laboratório Criativo de Quadrinhos da Rede Cuca! 04 abr. 2024. Instagram: @redecucaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C5Wl6bDvj4u/. Acesso em: 13 maio 2024.

SEGUNDA edição do curso Quadrinhos em Sala de Aula. 2024. Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR). Disponível em: https://cursos.fdr.org.br/mod/book/view.php?id=2579. Acesso em: 13 maio 2024.

UHQ, Equipe. Curso de Desenho e Histórias em Quadrinhos em Fortaleza. 2002. Disponível em: https://universohq.com/materias/curso-de-desenho-e-historias-em-quadrinhos-em-fortaleza/. Acesso em: 27 mar. 2024.

UHQ, Equipe. Estúdio de Daniel Brandão faz curso em Fortaleza. 2002. Disponível em: https://universohq.com/materias/estudio-de-daniel-brandao-faz-curso-em-fortaleza/. Acesso em: 27 mar. 2024.

VERGUEIRO, W. e RAMA, A. Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2005.

VERGUEIRO, W. e RAMOS, P. Os Quadrinhos (Oficialmente) na Escola: dos PCN ao PNBE. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado em

31 de dezembro de 2024

Como Citar

CALVET, L.; ALVES, T. H.; LUCAS, R. J. UM OLHAR PARA O CENÁRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRINHOS EM FORTALEZA, CEARÁ. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 273–287, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14582200. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2859. Acesso em: 5 jan. 2025.

Seção

Fluxo contínuo