O PAPEL DO ENSINO DE PRONÚNCIA NO CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580112Resumo
O presente artigo realiza um levantamento bibliográfico sobre o ensino de pronúncia no contexto de aquisição de segunda língua (ASL), um aspecto fundamental para o desenvolvimento da oralidade. Para tal, iniciamos com uma breve discussão sobre a ASL como a apresenta Paiva (2011), Paiva (2014) e Oliveira (2014). Ressaltamos a abordagem por tarefas a partir de Nunan (2004), Ellis (2004), dentre outros. Em seguida, consideramos o ensino de pronúncia a partir de Silva (2022) e Pinho, Rodrigues & Cabral (2022), que sugerem integrar nas aulas tanto aspectos segmentais (produção de sons isolados) quanto suprassegmentais (sons encadeados ligados a entoação, ritmo e acentuação). Ainda neste tópico discorremos sobre a instrução direta com base na discussão de Lima Jr. (2022) e sobre a importância da prosódia a partir de Silva Jr. & Barbosa (2021) e Pinho, Rodrigues & Cabral (2022). Finalizamos com a revisão de algumas questões didáticas acerca do ensino de pronúncia, com destaque para o desenvolvimento de micro-habilidades da fala para aulas de pronúncia conforme Oliveira (2015). A pronúncia é central para a inteligibilidade dos falantes e primordial para a autonomia dos aprendizes, sendo portanto importante que os professores estejam preparados para trabalhar este aspecto da L2.
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